sexta-feira, abril 11, 2025
INICIALColunistasGruta Bonita – Itacarambi, Minas Gerais

Gruta Bonita – Itacarambi, Minas Gerais

Em alguns lugares que vamos conhecer, o nome do local não condiz muito com o que vemos pessoalmente. Um exemplo é a Lagoa dos Sonhos, que fomos conhecer e não nos pareceu um lugar para sonhar… enfim. Mas, nesta Gruta Bonita, o nome é muito abaixo do que você vai ver.
A trilha, como as demais, é bem íngreme, mas se você for à tarde, fará ela na sombra, o que já é um bom alívio. Uma caminhada de uns 20 minutos com muitos pássaros, belas flores e árvores frondosas te levam na entrada da caverna. Diríamos, monumental. Uma grande abertura na montanha com uns 15 metros de altura por uns 10 de largura. Acima de sua cabeça duas grandes estalactites te dão uma ideia do que você verá lá dentro.

Conforme descemos para seu interior a paisagem vai ficando intensa. O salão fica maior e mais alto, o som ecoa fortemente, pode falar baixo e no fundo, que quem estiver na entrada dela vai ouvir. Esta primeira parte é bem tranquila, pois a iluminação natural chega até o fundo. Mas o melhor está por vir.
No fundo da caverna tem uma estreita passagem, que dá acesso ao seu interior. Nos pareceu apertada, mas conseguimos passar. Esta passagem faz uma pequena curva e você já está no interior escuro da caverna. Sim, escuro. Mas imagina escuro, muito escuro a ponto de você não enxergar suas mãos. Tínhamos lanternas, então o passeio começava a ficar interessante.
Lanternas acionadas e caminhada iniciada. O primeiro impacto é de curiosidade e um certo medo, pois lá dentro ninguém te ouve, sinal de celular inexiste, se acabar a bateria das lanternas simplesmente você não sai. Mas se este era nosso objetivo. Vamos em frente.
As primeiras imagens são fantásticas. Uma infinidade de espeleotemas absolutamente diferentes dos que vimos até então. Uma tonalidade marmorizada de cor clara que dá até vontade de morder. Continuando, vamos conhecendo outras formações também lindas e curiosas. Em algumas partes, as estalactites já tocaram o chão e formaram colunas de calcário de um branco que impressiona. Caminhar lá dentro, com luz não é uma tarefa difícil. As trilhas internas são muito boas e sem nada em que você possa tropeçar, assim a rota continua.
Chegamos na parte que, para nós, foi a cereja do bolo de um lugar maravilhoso e exótico. Em várias colunas formadas pelo calcário aparecem espinhos de calcário, sim, este é o formato, se parecem com espinhos, raiz ou até mesmo pequenos bichinhos saindo das colunas. Mas são de mineral. É intrigante e bonito. Nunca havíamos visto nada semelhante, e isto é formação geológica também. Ficou curioso com as formas? Nesta semana, sai o vídeo sobre esta caverna em nosso canal. Não perde.

Erika Rodrigues e Marcos Leandro

Youtube.com/3naestrada
Facebook.com/3naestrada

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments