‘Caminhos da Baixa Mogiana’. Este é o nome do novo guia turístico de Mogi Mirim e Itapira, apresentado na manhã da última terça-feira, em evento realizado na cervejaria Sauber Beer, localizada nas Chácaras São Marcelo. Produzido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), engloba opções de lazer que vão desde passeios, comércio e restaurantes a hotéis e motéis. O objetivo é claro: atrair turistas de outras partes do Estado, em demasia, de grandes centros, como São Paulo, a prestigiar locais voltados para o turismo no interior. Segundo informado pelo Sebrae, o guia será distribuído em diversos pontos da cidade, além de feiras e eventos em municípios da região.
No total, são 72 opções, distribuídas em um guia que chama a atenção logo de cara: em material de alta qualidade, apresenta em suas primeiras páginas a história tanto de Mogi Mirim quanto de Itapira, localização, mapas, dicas para os viajantes e informações úteis, além de fotos e o roteiro de todos os pontos passíveis de visitas, relatados com endereço, telefone, horário de funcionamento e demais detalhes. Até o tempo médio da viagem, número de pedágios e consumo de combustível são informados para o turista.
“Queremos trazer cada vez mais o fluxo turístico para a cidade, para consumir aqui, alguém que veio no meio da semana poder voltar no final de semana com a família. De posse desse material a pessoa que está na cidade consegue ver o que a ela pode conhecer de diferente”, explicou Thalita de Pádua Medeiros, analista de projetos do Sebrae.
A temática da Revolução Constitucionalista de 1932 é trabalhada dentro do roteiro, com dicas de visitas a locais que fizeram parte das batalhas.
Locais e Aplicativo
A página de apresentação de Mogi Mirim no guia apresenta o município como ‘Cidade Simpatia’ e traz uma foto da igreja Matriz de São José, no Centro. A cartilha oferece ao turista 13 opções para se conhecer, 14 bares, entre cantinas e restaurantes e ainda quatro pontos de hospedagem.
Seguindo a tendência no mercado atual, a inserção na tecnologia não ficou de fora do guia. O turista, além de poder adquirir o guia em pontos públicos, feiras e eventos, poderá tê-lo na palma da mão. O aplicativo do guia poderá ser baixado em aparelhos smartphones no dispositivo Android, de forma gratuita. No sistema operacional IOS, o aplicativo estará disponível para os usuários nas próximas semanas.
Pontos turísticos
Banda Lyra Mojimiriana
Complexo do Lavapés
Horto Vergel
Zoológico Municipal (ainda fechado pela Prefeitura)
Estádio do Mogi Mirim Esporte Clube, Romildo Vitor Gomes Ferreira
Igreja Matriz de São José
Estação Educação
Centro Cultural Prof. Lauro Monteiro de Carvalho e Silva
Cervejaria Sauber Beer
Alambique Ipezinho
Feira Noturna
Massas da Cecília
Valentin’s Emporium
Gastronomia – Restaurantes e Lanchonetes
Beliskão
Buffet Santa Cruz
Mac Balão
Restaurante Café Cantina
Restaurante Girassol
Restaurante Good Stop
Restaurante Tempero Mineiro
Restaurante e Cafeteria Cine Caffé
Pizzaria Brugnetti
Pizzaria Colônia Italiana
Pizza D’oro
Pizzaria e Cantina Italiana Treviso
Xaveco Salgateria
Bar do Tina
Hospedagem
Bristol Zaniboni Hotel
Motel Cascata
Motel J’Appelle