A Prefeitura assinou, na manhã de ontem, o convênio com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a destinação de R$ 21 milhões ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) para obras de reforma da Estação de Tratamento de Água (ETA), construção de reservatório, de adutora de água bruta e modernização do sistema. A contrapartida do município é de R$ 2,3 milhões.
O valor será disponibilizado através de crédito, conforme aprovado pela Câmara Municipal em abril do ano passado. O município terá um prazo de 20 anos para pagar, a partir do início das obras. A assinatura do contrato pelo prefeito Gustavo Stupp e pelo presidente do Saae, Luciano Lopes, aconteceu na sede da Superintendência da Caixa Econômica Federal, em Piracicaba.
Segundo a Prefeitura, o recurso deve ser investido na reforma da ETA, construída na década de 70, com mais de 40 anos de existência. “A reforma irá dobrar sua capacidade de produção garantindo água tratada para os próximos 30 anos, inclusive, visando o aumento populacional e industrial da cidade”, informa a nota enviada ontem à tarde.
Com a construção de um novo reservatório, a capacidade será aumentada em 50%, passando de 6 para 9 milhões de litros. A adutora, com diâmetro maior, será construída entre a captação na barragem da região da Cachoeira e a ETA. As já existentes deixarão de operar, permanecendo como reservas.
A Prefeitura afirma que a iniciativa beneficiará a população e possibilitará a vinda de novas indústrias, já que as benfeitorias duplicarão a captação, o tratamento e o reservatório de água tratada no município.