sexta-feira, abril 18, 2025
INICIAL☆ Destaque 2H1NI registra mais um óbito e dengue liga sinal de alerta em...

H1NI registra mais um óbito e dengue liga sinal de alerta em Mogi Mirim

O alerta para a transmissão da dengue em Mogi Mirim volta a despertar atenção do Poder Público e o combate ao Aedes prevê nova ação no município. A Prefeitura divulgou que a operação Zero Aedes Zero Sujeira será realizada no próximo dia 29, um sábado, ainda sem região definida, o que deve ser anunciado nos próximos dias pela Secretaria de Saúde.

A iniciativa ganha importância após relatório da Vigilância em Saúde, divulgado na última segunda-feira, apontar que, de janeiro a agosto, a cidade notificou 290 casos de contágio por dengue. Deste total, houve a confirmação de 33 ocorrências. Junto a isso, o município viu nesta semana mais uma confirmação por óbito causado pelo contágio do vírus da gripe, que já registra casos na cidade.
Ainda segundo a pesquisa, 235 casos de dengue apresentaram resultado negativo, além de 22 consideradas inconclusivas. Os índices também incluem as referências à zika e à chikungunya, transmitidas pelo mesmo mosquito causador da dengue, o Aedes.

Prefeitura irá anunciar, nos próximos dias, área onde agentes combaterão o mosquito transmissor. (Foto: Divulgação)

O relato mostra que o contágio por febre maculosa não apresenta nenhum caso positivo até o momento no município. Na atual fase, os estudos estratégicos abrangem a delimitação da área para a operação, além do contingente necessário para as visitas às residências e comércios.

A solicitação da Secretaria de Saúde é que os moradores estejam dispostos a ajudar no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, pois com ou sem chuvas, o risco de epidemia é grande. Durante a mega-ação do dia 29, os agentes farão vistorias, a fim de verificar se existe foco ou criadouro para o mosquito, além de receber as orientações sobre a doença e quais são as ações de prevenção para evitá-la.

Morte
No dia 6, a Vigilância em Saúde foi notificada quanto ao segundo óbito por contágio com o vírus da gripe. A vítima, uma mulher de 57 anos, residia na zona Leste. Diagnosticada com câncer, a contaminação com o Influenza ocorreu durante tratamento. No total, o município registrou 47 casos de contágio de gripe.

Dengue
Notificados – 290 casos
Negativos – 235 casos
Positivos – 33 casos
Inconclusivos  -22 casos

Chikungunya
Notificados  -74 casos
Negativos – 70 casos
Positivos  -2 casos
Inconclusivos – 2 casos

Zika
Notificados  -2 casos
Sem confirmação  -2 casos

Febre amarela
Notificados  – 2 casos
Negativos – 2 casos

Febre maculosa
Notificados – 7 casos
Negativos – 2 casos
Positivos – 1 caso
Aguardando resultado  -4 casos

Influenza
Notificados – 47 casos
Negativos – 39 casos
Positivos – 6 casos (H3N2: 2 H1N1: 3 Influenza B: 1)
Aguardando resultado -2 casos
Óbitos – 2 casos

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments