Poder é autoridade, competência e força. Ensina o Apóstolo São Tiago que aquele que ouve a Palavra de Deus sem a realizar (realizar é tornar real, é fazer com que se torne verdade) assemelha-se a alguém que vê sua imagem (a realidade), porém, num espelho, ou seja, a imagem está ali, mas precisa materializar-se. Dar ouvidos à Palavra de Deus e, não a realizar, é estar com sede diante da fonte e não poder beber! Há poder transformador na Palavra de Deus.
Se a Palavra ensina que Deus é pastor e que nada falta aos que Ele pastoreia, eu preciso tornar isso real, me deixando guiar por Ele. Se Ele Se revela aos que O buscam, é preciso buscá-Lo; se Ele ergue os abatidos e consola os oprimidos é preciso colocar-se diante D´Ele em oração e atitudes comportamentais. Materializar os ensinamentos da Palavra de Deus é obedecê-la e colocá-la em prática diária, consciente e vigilante.
Muitas vezes, os ensinamentos da Palavra de Deus não estão nas doutrinas das mais diferentes religiões cristãs. Muitas vezes, os ensinamentos bíblicos são deturpados com muitas tradições humanas ao longo dos séculos ou de costumes regionais. Enfim, a realização da Palavra de Deus também requer estudos sobre ela, capacidade de análise e conhecimento histórico do momento em que foi revelada à humanidade, pois o próprio Deus Se colocou, em Cristo, na história de Sua criação. Porém, observamos que de nada adianta observar as doutrinas da Palavra se nunca conseguirá manifestar sua realização, se não houver amor ao semelhante, atenção ao próximo e caridade com a humanidade. Quem diz amar a Deus, mas odeia seu irmão, é mentiroso! Que o Espírito do Senhor te guie!
Dom Pedro Paulo Teixeira Roque
Bispo Coadjutor de Jundiaí-SP – Icab.
E-mail: [email protected]
Telefone: 19-9.9996-0607