quinta-feira, novembro 21, 2024
INICIAL☆ DestaqueHemeroteca Municipal é reaberta e terá até acesso digital

Hemeroteca Municipal é reaberta e terá até acesso digital

Com um acervo de aproximadamente 750 documentos, entre jornais encadernados, fascículos de periódicos, livros, atas e manuscritos, a Hemeroteca Municipal foi reaberta no final de abril. Dentro da Hemeroteca, funcionará o acervo digital na plataforma Biblivre, que também foi lançado na ocasião. O ato foi promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo e o acervo fica localizado junto ao museu do Centro Cultural ‘Professor Lauro Monteiro de Carvalho e Silva’.

O espaço da Hemeroteca estava fechado para a população e pesquisadores há muitos anos por falta de manutenção, organização e, principalmente, climatização. Um trabalho em conjunto envolvendo a Secretaria de Cultura, o Cedoch (Centro de Documentação Histórica Joaquim Firmino de Araújo Cunha), o Conselho Municipal de Políticas Culturais e o uso de recursos do Faic (Fundo de Amparo e Incentivo à Cultura) para a compra de um ar condicionado, culminou com a reabertura do serviço.

A maior parte do acervo contempla conteúdo referente ao Município, mas também há discos, fotografias, slides, microfilmes e obras de Luiz Guardia Neto, artista mogimiriano que dá nome ao salão nobre do Centro Cultural. Há disponível ainda um exemplar do jornal A Gazeta de Mogi Mirim, datado de 1886. Esse é um exemplo, assim como outros cerca de 300 documentos, que já foram digitalizados e farão parte do acervo digital. Um trabalho que está sendo realizado pela bibliotecária Ângela Soares e o pesquisador Thiago Henrique Augusto, junto com o serviço de Tecnologia da Informação do município.

“Abro para todos os pesquisadores, que queiram se aprofundar, quanto mais conhecimento puderem tirar dessa hemeroteca para levar para a nossa população, é muito importante, porque a nossa história é linda, nossa história é importante. A plataforma digital ainda não está aberta, mas logo a população poderá acessar esses documentos de casa. É o antigo e o moderno conversando e dialogando. Temos um tesouro que está se deteriorando, vamos digitalizar para conservar esse material”, disse o secretário de Cultura, Luiz Dalbo.

O processo de formação do acervo digital foi viabilizado por meio de emenda impositiva destinada pela vereadora Luzia Cristina Cortes Nogueira. A Hemeroteca é aberta ao público, mas a consulta ao acervo precisa ser feito por agendamento por meio do WhatsApp (19) 3805-4435, por onde também será passada as orientações para manuseio das obras e pesquisa.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments