A Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm) sediará no próximo dia 3 de novembro, quarta-feira, a partir das 8h30, a terceira etapa da coleta de sangue deste ano que a Santa Casa de Misericórdia de Mogi Mirim e o Hemocentro da Unicamp promovem periodicamente na cidade.
Ao todo, poderão participar da doação até 120 pessoas, e os doadores não deverão levar acompanhantes, para evitar aglomeração. A coleta do sangue é realizada no auditório principal e segue todos os protocolos, daí o número reduzido de pessoas.
O uso da máscara durante a permanência no local da doação é obrigatório.
Vale lembrar que, para doar sangue, é preciso ter entre 18 e 60 anos (menor de 18 anos, devido à exigência de acompanhante responsável, não será liberado para esta doação, e candidatos de 60 a 69 que já são doadores estão liberados).
O doador deverá pesar no mínimo 50 quilos e não estar em jejum. Também deve evitar alimentos gordurosos na véspera e não ingerir bebida alcóolica. Para os fumantes, a regra é não fumar até 2 horas antes da doação.
A última etapa de doação de sangue aconteceu no dia 8 de julho, e atraiu um bom número de doadores. Apesar da pandemia, a procura mostrou que muitas pessoas são solidárias à causa.
Segundo o presidente da Acimm, José Luiz Ferreira, toda a estrutura já está em conformidade com as necessidades do Hemocentro para atender a população.
O trabalho começará na fachada da entidade com a orientação e, posteriormente, no saguão, será feita a triagem dos candidatos.
Além da doação de sangue, há quem faça coleta para figurar como doador de medula. Em tempos normais, uma etapa bem-sucedida envolve cerca de 87 bolsas de sangue.
Segundo a Unicamp, não podem doar sangue quem:
Estiver com gripe ou resfriado ou infecção acompanhada de febre;
Tiver ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
Tenha realizado endoscopia há menos de 6 meses;
Estiver grávida, em período de até 3 meses pós-parto ou se estiver amamentando;
Maiores de 60 anos não podem realizar a doação pela primeira vez. (Da Redação)