sábado, julho 13, 2024
INICIALVariedadesHidratação: importante mesmo no inverno

Hidratação: importante mesmo no inverno

POR MARIA ISABEL BORDIGNON
@nutrimariaisabel

Você já percebeu que o clima também pode influenciar nossas escolhas alimentares? No verão preferimos alimentos que refrescam. Já no outono e no inverno, a procura é por alimentos que nos esquentem e nos confortem. Então, é a vez de sopas e caldos, massas, chás, feijoadas e misturas bem quentes com café.

É nesse contexto que nos esquecemos da água, que pode ficar um pouco de lado no inverno para várias pessoas. Isso acontece porque hormônios que regulam os fluídos no nosso corpo e que estimulam a sede são reduzidos em quase 40% em temperaturas mais frias. Por isso não percebemos tanto a sede.

Estou aqui para enfatizar e lembrar (como faço todos os anos nos meus atendimentos) que em todas as estações a água indispensável para a nossa saúde e que a indicação é a mesma para os dias quentes. Nós perdemos água não somente através da transpiração, como acontece nos dias mais quentes, mas também através da respiração, urina e fluídos corporais. Além disso, no inverno não temos temperatura quente, mas temos um clima muito seco e sem chuvas, que agridem nossos pulmões e vias aéreas e, também por isso, a necessidade hídrica é mantida.

A água é o principal constituinte do nosso corpo, sendo cerca de 60% do peso corporal em homens adultos e de 50 a 55% em mulheres. Desempenha diversos papéis dentro do nosso corpo, como o amortecimento e lubrificação das articulações; no cérebro, cognição e memória; ajuda a regular a temperatura corporal; no coração, mantém a pressão arterial em equilíbrio; no sistema digestivo, digestão e absorção; no rim, remover resíduos e excesso de nutrientes; nas células, importante para transporte de nutrientes como carboidratos, vitaminas e minerais, para nos fornecer energia com eficiência.

A sede é um indicador útil da necessidade de líquidos, porém não pode ser totalmente confiável, já que quando percebemos que estamos com sede é sinal que nosso corpo está levemente desidratado. Isso significa que precisamos nos hidratar mesmo não tendo sede.

Para isso acontecer precisamos ter estratégias conscientes para garantir esse consumo. Outro indicador para avaliar se estamos tomando ou não água o suficiente é a coloração de nossa urina. Quanto mais amarelada ela estiver, mais desidratada você estará.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments