Um homem, de 36 anos, morador de Mogi Mirim, foi detido na manhã de sábado, às 11h30, na cidade de Água Boa, Mato Grosso, em operação conjunta entre a Polícia Federal de Cáceres, Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Polícia Rodoviária Federal de Cáceres, Polícia Militar e Polícia Civil. O homem foi detido ao conduzir um caminhão Mercedes-Benz Acello 1016 com placa de Cocalinho, Mato Grosso. Ele foi abordado na BR-158. Os policiais realizaram buscas no veículo, que estava carregado com ração para gado e, em um fundo falso, foram localizados 191 quilos de pasta base de cocaína. O homem foi encontrado durante uma operação que, no dia anterior, apreendeu 300 peças de pasta base de cocaína e 90 peças de cloridrato da droga, totalizando quase 418 quilos de entorpecentes, e que prendeu ainda um indivíduo de 59 anos.
No dia anterior, na sexta, 6, por volta de 11h30, a Polícia Federal, o Gefron, e a Polícia Rodoviária Federal, abordou na região de Jangada, Mato Grosso, um caminhão Mercedes-Benz Acello 1016 com placas de Mogi Mirim. O motorista, de 59 anos, segundo os policiais, apresentou certo nervosismo durante a abordagem, o que acabou motivando buscas pelo veículo. Assim, em um fundo falso no assoalho da carroceria do caminhão foram encontradas a droga, sendo localizadas 390 tabletes de cocaína, sendo que 300 aparentavam ser pasta base e 90 de cloridrato de cocaína. De acordo com informações da Gefron, foi identificado que o antigo proprietário do caminhão apreendido se tratava do homem detido no sábado (o morador de Mogi Mirim). Ele, na atualidade, tinha um veículo com as mesmas características do veículo detido na sexta e os policiais tinham conhecimento de que, possivelmente, estaria viajando por Mato Grosso, sendo solicitado diligências para localizar o caminhão, já que havia suspeita de estar transportando drogas.
Apesar das apreensões dos entorpecentes e prisões, o Gefron afirmou que a relação entre os dois homens e caminhões segue em investigação. (Com colaboração de Maria Clara Cunha Canto).