O aposentado José Lúcio Rocha Mendes dos Santos, de 65 anos, foi preso em flagrante por tentativa de furto de um simulacro de câmera de vigilância da Santa Casa, no domingo. O objetivo dos simulacros é gerar inibição de ações indesejadas.
A Polícia Militar foi acionada até a Santa Casa. No local, foi constatado que Santos estava detido. Um vigilante, revelando ser o controlador de acesso de usuários da Santa Casa, relatou o ocorrido à Polícia e apresentou o simulacro.
O controlador havia sido acionado até a recepção do nosocômio com a informação de que um indivíduo teria arrancado uma câmera de vigilância do local. Imediatamente, o controlador correu até a receptação e surpreendeu Mendes dos Santos colocando a câmera em uma mochila e caminhando no sentido à saída do hospital. Mendes dos Santos foi abordado e a polícia ostensiva acionada. Foi constatado então que o objeto havia sido arrancado da parede e se tratava na verdade de um simulacro de câmera avaliado em R$ 50.

Mendes dos Santos teve a prisão ratificada. O preso já tinha maus antecedentes, sendo assim afastada a aplicação do Princípio da Insignificância. Foi arbitrada uma fiança de R$ 1 mil, mas o valor não havia sido apresentado até o término do ato prisional.
O simulacro foi devolvido à Santa Casa e Mendes dos Santos encaminhado à cadeia de Itapira.