A Honda preparou uma surpresa: o lançamento da nova GL1800 Gold Wing 40th Anniversary. O modelo chega ao Brasil na nova e exclusiva cor branca pérola, e traz emblemas comemorativos aos 40 anos do início de sua produção mundial, em 1974.
A versão 2015 da GL1800 Gold Wing conta com características ciclísticas e mecânicas que a consagraram nos principais mercados, além de conceitos inovadores como, por exemplo, o airbag (foi a primeira motocicleta da história a receber o sistema). Além disso, possui três compartimentos com capacidade total de 150 litros para transporte de carga e objetos de uso pessoal, característica ideal para os motociclistas que procuram por conforto e comodidade na pilotagem, principalmente em viagens.
Entre seus principais destaques, um sistema surround SRS com conexão para iPod e alto-falantes potentes: piloto e garupa têm a possibilidade de acessar, via iPhone ou pen-drive na entrada USB, arquivos de áudio nos formatos MP3, WMA e AAC. Um display digital localizado no painel da motocicleta mostra informações e configurações de uso ao simples toque de teclas localizadas próximas às manetes do guidão.
Painel
Amplo e completo, o painel de instrumentos possui leitura digital para o hodômetro (total e parcial), relógio, medidor de temperatura ambiente e indicador de abertura dos compartimentos de bagagem. Já o velocímetro, tacômetro, nível de combustível e temperatura do motor têm visualização analógica. Teclas próximas às manetes permitem ao piloto a possibilidade de acionar o cruise control, regular a altura do farol, ajustar a altura da suspensão e também acionar a marcha a ré elétrica, útil para facilitar manobras de estacionamento.
Na dianteira, o conjunto óptico é amplo e conta com uma boa proteção do para-brisa frontal alto. Nas laterais, as carenagens estão totalmente incorporadas ao conjunto, sem sobressaltos, com design moderno e estilo imponente. Na traseira o grande atrativo são os três bauletos, dois fixados em cada lateral, e um maior localizado logo atrás ao assento do garupa.
Motor
A GL1800 Gold Wing edição comemorativa 40th Anniversary tem motor de seis cilindros contrapostos, 12 válvulas, e 1.832 cm³, além de arrefecimento a líquido. A potência é de 118 cv a 5.500 rpm, com torque máximo de 17 kgf.m a 4.000 rpm. O sistema de injeção eletrônica é o PGM-FI (Programmed Fuel Injection) com unidade ECU (Electronic Control Unit).
O chassi é do tipo Diamond construído em alumínio. A suspensão dianteira utiliza garfo telescópico de 140mm e sistema anti-mergulho, que controla a dianteira em frenagens mais bruscas, reduzindo o efeito de “rebaixamento” da frente trazendo mais segurança. A suspensão traseira é do tipo Pro-Link, com balança de alumínio, e tem 105 mm de curso total com possibilidade de ajustes eletrônicos na pré-carga da mola.