sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ DestaqueHUB de inovação MVT é lançado em Mogi Mirim

HUB de inovação MVT é lançado em Mogi Mirim

Ocorreu ontem em Mogi Mirim, o lançamento do HUB de Inovação Mogiana Valley Tech (MVT). A ação teve como objetivo conectar empresas e profissionais de diversas áreas no quesito tecnologia. Criando, assim, um ecossistema de inovação tecnológica com o intuito de viabilizar, estimular e executar ações de cooperação entre as instituições de ensino e empresas, públicas ou privadas, e profi­ssionais com o objetivo de alavancar o desenvolvimento econômico, contribuir com a geração de emprego e renda por meio de projetos inovadores e capacitação avançada.

“A ideia é encorajar o empreendedorismo inovador através de projetos de startups, pequenas e médias empresas de base tecnológica, bem como atuar em conjunto com grandes empresas e indústrias”, disse o engenheiro Thiago Henrique Ananias Raimundo, presidente da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mogi Mirim (Aseaamm).

O lançamento surge da parceria entre a Prefeitura de Mogi Mirim, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), Aseaamm e instituições de ensino local.

Entre os benefícios especí­ficos esperados, pode-se destacar:

  1. As Instituições de Ensino terão o benefício da capacitação avançada de seus alunos. O HUB cria a oportunidade para os estudantes poderem submeter seus projetos inovadores e de colocá-los em prática no mercado real;
  2. As empresas se bene­ficiarão das melhorias que a inovação trará aos seus processos, otimizando serviços e tornando-as mais competitivas e eficientes.
  3. O Crea e Aseaamm bene­ ciarão seus profissionais nas áreas de engenharia, arquitetura e agronomia, oferecendo serviços de mentoria especializadas e garantindo que estas empresas tenham pessoas legalmente habilitadas para fornecer conteúdo técnico;
  4. A Prefeitura, além de fomentar emprego, gerando renda, terá com o HUB uma plataforma de inovação ao município, dando base a uma possível implantação de um parque tecnológico regional em um futuro próximo.

“A importância do HUB para Mogi Mirim e região é incentivar o empreendedorismo na região de acordo com as características de cada cidade, trazer para dentro do ecossistema boas ideias, discutir problemas e são especí­ficos da nossa região e propor soluções não através da engenharia, mas também por outras pro­fissões para que a gente consiga transformar possibilidades em ações concretas e ajudar a desenvolver os municípios. Ajudar a desenvolver pessoas e servir de referência para empresas, para profissionais, para a sociedade e o Crea está próximo desse ambiente para ajudar no processo de capacitação de pessoas”, disse o presidente do Crea-SP, Vinicius Marchese.

“É uma iniciativa importante para o município, pois garante o desenvolvimento de tecnologia, a difusão de estratégias e soluções inovadoras. E a junção dessas benfeitorias é fundamental para viabilizar e implementar melhorias para Mogi Mirim”, disse o prefeito Paulo Silva.

Apesar de estar sediado em Mogi Mirim, o HUB terá abrangência em toda a Baixa Mogiana, uma região estratégica entre o Sul de Minas Gerais e o Interior de São Paulo. Esta é uma área em que há a ausência de um centro de inovação regional para auxiliar no desenvolvimento e inovação das empresas e indústrias da região.

O evento de lançamento contou com a participação do prefeito de Mogi Mirim, Paulo de Oliveira e Silva, além de vereadores e secretários municipais. Participaram também prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais de Mogi Guaçu, Itapira e São José do Rio Pardo, além do deputado estadual Sergio Victor, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Representando o Crea-SP, o seu presidente, o engenheiro Vinicius Marquese, o engenheiro Eduardo Cavalcanti e integrantes da Aseaamm.

 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments