A Hyundai Motor Brasil mantém seu projeto de fabricar na unidade de Piracicaba 180 mil veículos HB20 mesmo com a crise do mercado automobilístico. Para evitar demissões e regular os estoques, a montadora concedeu férias coletivas aos 2.700 trabalhadores que param as atividades entre 3 e 14 de julho. A empresa já foi contatada por países da América do Sul para exportar o HB20, mas o projeto ainda é atender apenas o mercado nacional.
“Estamos com crescimento nas vendas, mesmo com ano de Copa do Mundo e eleições. Por isso a decisão de conceder as férias coletivas em um período de final da Copa do Mundo e de feriados foi uma cautela porque há uma crise no setor. Nossa capacidade é de produção de 33 a 35 veículos por hora e mesmo com a paralisação mantemos o objetivo de produzir 180 mil unidades no ano, porque a situação da Hyundai está estável”, disse Maurício Jordão, gerente de Relações Públicas e imprensa da Hyundai.
Essas informações foram apresentadas durante a visita de Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, deputado federal e presidente da Força Sindical.
Na sua primeira visita à fábrica, Paulinho teve a companhia de José Luiz Ribeiro, presidente licenciado do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, associado à Força Sindical. Eles falaram sobre a crise do setor automobilístico e da indústria no país.
Paulinho acredita que a redução do IPI sobre os veículos deverá continuar. “Se isso acabar teríamos um caos, porque é um setor que emprega 120 mil pessoas”, disse.