segunda-feira, abril 21, 2025
INICIAL☆ DestaqueIBGE suspende Censo Demográfico 2020 para 2021 por conta do coronavírus

IBGE suspende Censo Demográfico 2020 para 2021 por conta do coronavírus

Em função das orientações do Ministério da Saúde relacionadas ao quadro de emergência de saúde pública causado pelo Covid-19, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) decidiu adiar a realização do Censo Demográfico para 2021.

O processo seletivo para contratação de recenseadores e supervisores está suspenso. Candidatos que já efetuaram pagamento de inscrição serão reembolsados conforme orientações a serem publicadas nos próximos dias.

Atualmente, a agência do IBGE em Mogi Mirim estava nas tratativas com órgãos públicos para a instalação de postos de coletas nos seis municípios de sua abrangência e a locação ou cessão desses prédios.

Os mesmos serão comunicados para a suspensão desses processos.

Servidores da agência e coordenadores sub-áreas de Mogi Guaçu e Mogi Mirim, recém-contratados, estavam a campo, nas cidades, atualizando o mapa dos bairros que cresceram nos últimos dez anos, o chamado CNEFE (Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos).

Esse trabalho de cadastramento de cada quadra e residência e referenciamento com um código GPS está suspenso temporariamente.

Visitas nas casas

A decisão leva em consideração a natureza de coleta da pesquisa, domiciliar e predominantemente presencial, com estimativa de visitas de mais de 180 mil recenseadores a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o território nacional.

Considera, do mesmo modo, a impossibilidade de realização, em tempo hábil, de toda a cadeia de treinamentos para a operação censitária, cuja primeira etapa se iniciaria em abril de 2020, de forma centralizada, e posteriormente replicada em polos regionais e locais até o mês de julho.

Para a realização da operação censitária em 2021, o IBGE estabeleceu formalmente com o Ministério da Saúde o compromisso de realocar o orçamento do Censo 2020 em prol das ações de enfrentamento ao coronavírus, mantidas por aquele Ministério.

Em contrapartida, no próximo ano, o Ministério da Saúde realocará orçamento no mesmo montante com vistas a assegurar a realização do Censo pelo IBGE.

De modo a contemplar a data de referência dos últimos Censos realizados no Brasil, o próximo Censo Demográfico terá como data de referência o dia 31 de julho de 2021, com coleta de dados prevista entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2021.

Outras pesquisas suspensas

O IBGE também decidiu pela suspensão da coleta domiciliar presencial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) e do Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor (IPCA, IPCA-15, IPCA-E e INPC) e do Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI), considerando o quadro de emergência da saúde pública.

O instituto segue estudando alternativas para a realização da pesquisa de modo que não envolvam visitas a domicílios.

Toda e qualquer opção ou possibilidade será antes testada e validada para assegurar os padrões de qualidade e excelência do corpo técnico do instituto, buscando preservar a série histórica dos dados. As informações são do coordenador de Área de Censo, Danilo Bossarino, da agência do IBGE de Mogi Mirim. (Da Redação)

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments