Fundado em 1997 por Sofia Mazon para levar alternativa educativa, cultural e de esportes para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade de Mogi Mirim, o Projeto ICA (Instituição de Incentivo à Criança e ao Adolescente) recebeu nesta quinta-feira (10), à noite, o reconhecimento máximo da qualidade de sua missão.
Entre as 100 melhores ONGs do Brasil pelo segundo ano seguido, a entidade mogimiriana foi eleita a melhor organização social civil do país na categoria Criança e Adolescente. Premiação muito festejada por Tarcisia Mônica Mazon Granucci, co-fundadora da instituição e uma das responsáveis pela sua manutenção junto com toda a diretoria e funcionários.
“Este prêmio nos enche de orgulho. Temos um time que trabalha com propósito, uma diretoria ativa e muitos voluntários”, destaca. “É uma vitória da nossa comunidade. É uma vitória de Mogi Mirim”, comemora. Mas avisa: “Não podemos descansar”.
A cerimônia de premiação aconteceu na noite desta quinta (10), com transmissão YouTube e pelo site do canal Futura. Nesse dia, além da premiação das 100 melhores ONG’s, o público conheceu os destaques nas categorias especiais, com o Projeto ICA vencendo na categoria Criança e Adolescente.
PREMIAÇÃO
Por Causa
Assistência Social: Rede Cidadã
Criança e Adolescente: ICA, de Mogi Mirim
Cultura: Associação Cultural Pisada do Sertão
Desenvolvimento Local: Engenheiros Sem Fronteiras
Direitos Humanos: Escola de Gente
Educação: Associação Cidadão Pró-Mundo
Esporte: Instituto Futebol de Rua
Geração de renda: Artemísia Negócios Sociais
Meio Ambiente e sustentabilidade: Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam)
Saúde: Instituto do Câncer Infantil
Por região
Centro-oeste: APAE Anápolis
Norte: Idesa
Nordeste: Instituto Nordeste Cidadania e Centro Educação Popular e Formação Social (CEPFS)
Sul: Bairro da Juventude dos Padres Rogacionistas
Sudeste: Centro Educacional Assistencial Profissionalizante (CEAP)
As 10 melhores de pequeno porte
Centro Cidadania
Associação Assistencial Jesus Chama-te no Caminho para a Luz
Associação dos Amigos da Cultura de Niquelândia
Associação VAMOS!
Cabelegria
Casa Arte Vida
Engenheiros sem Fronteiras Brasil
Minha Campinas
Refúgio 343
Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística
O Prêmio
Em sua quarta edição, a premiação reconhece as 100 melhores organizações do terceiro setor brasileiro com base em boas práticas em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento.
Desde seu lançamento, a premiação alcançou grande visibilidade no setor e continua crescendo, na medida em que se consolida como a principal referência em organizações filantrópicas no país. Este ano, 670 organizações se inscreveram.
O Prêmio é uma parceria do Instituto Doar, do O Mundo Que Queremos e da Ambev, com respaldo técnico de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e apoio da Fundação Toyota do Brasil e do Instituto Humanize. A equipe julgadora é formada por professores, doutorandos, mestrandos da FGV, jornalistas e lideranças sociais.
Mais informações no site melhores.org.br.