sábado, abril 19, 2025
INICIALOpiniãoEditorialICA: o incentivo vai além da teoria

ICA: o incentivo vai além da teoria

Não importa o olhar político que você tem. De mira mais à esquerda, ao centro ou à direita. Se é conservador ou progressista. Acreditamos que estamos de acordo em um ponto. O mundo é desigual. E em outro ponto. O Brasil está entre os países em que a desigualdade é mais acentuada, visível.

Entrar no mérito desta questão demanda mais do que um texto. Demanda toda uma luta de várias gerações. É de uma complexidade que poucos entendem. Sobretudo nós, que nascemos em condições privilegiadas em relação a outros irmãos.

A convicção de que esta desigualdade existe é um dos motivos pelos quais devemos enaltecer o trabalho de quem, de forma voluntária, se doa por aquele que não carrega as regalias. Daqueles que carregam um fardo muito maior do que outros para subir o mesmo morro da vida. É por isso que devemos exaltar o trabalho das entidades assistenciais.

Em Mogi Mirim há muitas e em diversas áreas. Todas são vitais e merecem aplausos e nossa gratidão. Mas, hoje, vamos aqui falar mais especificamente do ICA. O Instituto de Incentivo à Criança e ao Adolescente de Mogi Mirim nasceu em 1997 e na última semana faturou, o primeiro lugar na categoria “Melhor ONG na Causa da Criança e Adolescente do Brasil”. Vamos repetir. Do BRASIL! Sim, a Cidade Simpatia tem o orgulho de dizer que sedia uma instituição com um reconhecimento desta envergadura.

A premiação é organizada pelo Instituto Doar, que computa a existência de cerca de 800 mil ONG’s no país. O trabalho desenvolvido pela entidade fundada por Sofia Mazon e que ganhou força através de outras mãos solidárias gera a oportunidade de crescimento e sociabilização para as crianças e adolescentes de Mogi Mirim que, não por opção, não nasceram em um ambiente mais abastado.

Na injusta disputa chamada por muitos dos privilegiados como “meritocracia”, a vida ganha contornos menos nebulosos através dos projetos capitaneados pelo ICA. A todos que puderem, de alguma forma, incentivem o ICA a seguir com seu propósito. Caso prefira doar seu tempo, amor ou dinheiro a outra instituição, assim o faça! Ou, se for possível, crie a sua própria entidade.
É, sim, papel do governo ajudar a quem precisa. Oras, basta conhecer um pouco de história para saber o quanto os governos, imperiais e republicanos, foram assistencialistas com a nobreza e com aqueles que lhes interessavam, gerando um efeito cascata que tornou o país este arrombo de desigualdade.

Mas também não se deve estar apenas nas costas do governo o cuidado com seu povo menos favorecido. É preciso que haja sempre um pouco de todos nós para que os muitos que estão em condições abaixo da nossa possam, ao menos, se aproximar da quantidade das oportunidades que nós tivemos. Há o momento de dar o peixe. E há o momento de ensinar a pescar. O ICA oferece tudo isso e muito mais e, com méritos, é a melhor ONG no cuidado com crianças e adolescentes do país. Parabéns, ICA. Obrigado, ICA!

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments