Uma idosa de 72 anos perdeu cerca de R$ 25 mil após ser vítima do golpe do cartão de crédito clonado. De acordo com suas informações reveladas à polícia, ela estava em sua moradia quando recebeu uma ligação de uma mulher. A acusada se dizia funcionária de uma loja pertencente a uma rede de magazine, na cidade de Araras. O caso foi registrado na Central de Polícia Judiciária, no dia 10.
A idosa informou que a mulher se identificou como funcionária da tal loja e teria afirmado que havia uma pessoa no estabelecimento comercial comprando um televisor de led, no valor de R$ 1.800,00, e que estaria utilizando o cartão de crédito da idosa. A acusada frisou ainda que acreditava que o mencionado cartão tivesse sido clonado.
A “prestativa funcionária” orientou para que a idosa entrasse em contato com a ouvidoria do cartão, através do telefone impresso no mesmo. Seguindo as orientações, a mogimiriana ligou ao número telefônico e acreditou estar relatando os fatos à ouvidoria. O então atendente teria tido, segundo a vítima, uma conversa exaustiva e acabou por dizer que um motoboy iria até a residência da vítima para buscar os possíveis cartões clonados.
A idosa seguiu todas as orientações e entregou os cartões ao motoboy. Horas depois, desconfiando, a idosa suspeitou que houvesse sido vítima e acabou descobrindo que golpistas haviam utilizado seus cartões, realizando transações no valor de R$ 25 mil.
Tem sido constante este tipo de ações criminosas. Os golpistas acabam por interceptar as ligações das vítimas quando estas acreditam estarem fazendo a ligação para a instituição bancária.
São recorrentemente relatados inúmeros casos no Brasil por toda a imprensa, na tentativa de alertar para que a população sempre desconfie deste tipo de ligação. As próprias instituições fazem o alerta, frisando que não fazem este tipo de contato. Caso receba este tipo de ligação, ligue diretamente para seu gerente e oriente os parentes, principalmente idosos, que acabam se tornando “presas” fáceis para os pilantras.