sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ DestaqueIgreja de São José: 270 anos no dia 1º de novembro

Igreja de São José: 270 anos no dia 1º de novembro

O dia 1º de novembro é mais do que especial para Mogi Mirim. É a data em que a cidade foi elevada ao status de freguesia, nos idos de 1751. Exatamente no mesmo dia, se deu a inauguração da primitiva Igreja de São José. Dali, uma região central, o município se expandiu até se constituir da forma que conhecemos hoje. Um marco político-administrativo, mas, sobretudo, religioso.

Por isso, na próxima segunda-feira, 1º, a Paróquia de São José celebra o “Jubileu Paroquial – 270 anos evangelizando Mogi Mirim”. A missa está agendada para as 19h30, reunirá todas as paróquias da cidade e terá a presença do bispo diocesano Dom Luiz Gonzaga Fechio. Além dos 270 anos da fundação da paróquia, também será festejado o 150º aniversário da declaração de São José como Patrono Universal da Igreja.

Neste sábado, 30, acontece a abertura dos ritos religiosos, com missas às 16h e 19h, na Matriz de São José. Já no domingo, 31, tem início às festividades, de forma oficial, inclusive com quermesse. As missas na matriz serão às 7h, 10h e 19h e, na comunidade de São Lázaro, no Tucura, às 8h30.

Entrevista
Para hoje, um bate-papo com o homem que está à frente desta quase tricentenária comunidade, Ademir Bernardelli. Nascido em Jaguariúna em abril de 1967, o padre assumiu o comando litúrgico da Paróquia de São José em 2020 e conversou com a nossa reportagem. Confira os principais trechos da primeira parte desta entrevista. A segunda parte será publicada na edição do dia 5 de novembro.

“Deixo aqui o convite de toda a Paroquia São José, para todos os fiéis e a todo povo mogimiriano, que venham celebrar conosco este tempo Jubilar em que estamos vivendo dos seus 270 anos de história de fé e devoção, será um momento especial para que juntos possamos render graças a Deus pelo tempo passado pelos entes queridos que por esta paroquia fizeram a história acontecer juntamente com o crescimento desta cidade”, enfatizou o padre Ademir.

O POPULAR: Como estão os acertos finais para as celebrações dos 270 anos da paróquia de São José?
PADRE ADEMIR BERNARDELLI: – As preparações para este grande evento do jubileu começaram no ano passado em meio ao tumulto agravante da pandemia e em suas restrições, tudo foi acontecendo aos poucos para que tivéssemos uma boa organização onde os fiéis participantes desta história pudessem irem tomando parte e celebrando esta história de 270 anos, tivemos muitas reuniões e celebrações, onde durante o ano, todo dia 19 de cada mês celebrávamos nosso padroeiro solenemente. E agora já estamos nos últimos detalhes para o grande dia 1º de novembro. Tudo está pronto e organizado e na expectativa que tudo aconteça como organizado.

O POPULAR – O senhor poderia dar alguns detalhes que estão sendo preparados para as celebrações dos 270 anos que não estejam na programação oficial e que possa ser interessante que a comunidade saiba?
PADRE ADEMIR BERNARDELLI: – O que estamos preparando é uma missa solene, onde iremos relembrar a história do passado celebrando o presente, com a participação das paroquias e dos seus devidos párocos, com a presença de nosso bispo Dom Luiz Gonzaga Fechio, bispo de nossa diocese de Amparo. Após a missa teremos na frente da Igreja uma apresentação da Orquestra Lyra de nossa cidade, que aceitaram o nosso convite para este momento tão importante de nossa história onde vem abrilhantar o final da celebração.

O POPULAR – E sobre a programação oficial em si, quais os pontos principais?
PADRE ADEMIR BERNARDELLI: – O ponto principal será o dia 1º de novembro, com a missa jubilar e depois a Novena Solene a São José que irá começar do dia 10 de novembro (que foi transferida de março passado para agora) e que vai até o dia 19 de novembro, onde celebraremos festivamente São José, e, por graça, temos este ano todo dedicado a São José e a novena contará todos os dias com dois horários, uma às 15h com a missa e o outro às 19h30 com a Novena Solene com um livrinho todo elaborado que vai trazer com o tema: “Com um coração de Pai”, documento este preparado pelo papa Francisco para este ano em que celebramos o 150º ano da Proclamação de São José como Patrono Universal da Igreja Católica. Um ano de muitas bênçãos a todos os devotos.

VOCÊ SABIA?
Em 1º de novembro de 1751, com a conclusão das obras da igreja, ela foi solenemente benzida e inaugurada com a primeira missa sendo oficiada pelo padre Matheus Lourenço de Carvalho. Nesse mesmo dia o governo colonial elevou o arraial à freguesia, com o nome de São José de Mogi Mirim. Pelas leis então vigentes, a denominação de freguesia significava a fundação oficial de um núcleo de população.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments