sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ DestaqueIgreja Presbiteriana de Mogi Mirim celebra 145 anos

Igreja Presbiteriana de Mogi Mirim celebra 145 anos

Neste domingo, 12, a Igreja Presbiteriana Independente de Mogi Mirim comemora seu 145º aniversário. Um culto comemorativo será realizado a partir das 19h, no templo situado à Rua Chico Venâncio, 140. Haverá a participação do reverendo Walter Guilherme Ferreira Salles, da IPI Jardim Nazareth. O coral Mensagem Celeste também participará do culto.

O edifício em que está a Igreja Presbiteriana, no Centro, é um dos mais antigos da cidade. Porém, a sua história é mais recente que da própria religião em Mogi Mirim. As primeiras referências são de 1871, período que sucede o pós-Guerra Civil Americana, época marcada por uma grande migração de norte-americanos para o Brasil. Para dar assistência aos compatriotas, ministros presbiterianos, metodistas e batistas foram enviados ao país.

Assim, há 150 anos, já existem relatos de evangelização presbiteriana em Mogi Mirim, conforme consta no Annaes da 1ª Egreja Presbyteriana de São Paulo, em edição de 1938, em referência ao livro do reverendo Vicente Themudo Lessa. Diz o autor que o reverendo José Manoel da Conceição visitou inúmeras cidades do Interior de São Paulo, incluindo Mogi Mirim.

Em 12 de setembro de 1876 foi organizada, aqui na cidade, a primeira Igreja Presbiteriana. Entre os articuladores desta criação está o Reverendo John Boyle. John Boyle nasceu em 1º de março de 1845 no Condado de Spencer, no norte do Estado de Kentucky. Inicialmente foi para o Nordeste, mais precisamente em Recife (PE), em 1873, mas sua família não adaptou-se ao clima. Estabeleceu-se em Campinas em 1875 e em 1879 fixou-se em Mogi Mirim, de onde se tornou o desbravador da Mogiana, Triângulo Mineiro, noroeste de Minas e Goiás.

Outro religioso importante foi Edward Lane, um irlandês, de notável evangelização na região da Mogiana: incluindo Mogi Mirim e Itapira. Lane pertenceu à primeira turma de formandos do Union Seminary, de Richmond, Virgínia. Fundou, com George Nash Morton, a Igreja de Campinas, em 1870, cujo templo foi inaugurado oito anos depois.

Já o primeiro templo da IPI na cidade foi construído na Rua João Soares de Camargo, no Centro, sendo inaugurado em 30 de dezembro de 1888. O evento foi notícia na antiga Gazeta de Mogy-Mirim, que assim publicou: “Hoje, às 11 horas da manhã, terá lugar a inauguração da Igreja Evangélica Presbiteriana, pregando o evangelho o Reverendo John Watkins Dabney; às 7 e meia da noite haverá a cerimônia de ordenação do presbítero João Garcia Novo e do diácono Sabino Pires dos Santos”.

Conta a historiadora Rosana Bronzatto de Azevedo, através do acervo de seu pai, Orlando Bronzatto, o Pintaca, que, em 31 de julho de 1903, a Igreja Presbiteriana de Mogi Mirim aderiu ao movimento que queria uma igreja genuinamente brasileira, passando a ser chamada de Igreja Presbiteriana Independente de Mogi Mirim. Assumiu o seu pastorado o Reverendo Bento Ferraz, um dos fundadores da nova Igreja.

Já em 1917, teve início o plano para a aquisição de um terreno, que seria com frente para a Rua XV de Novembro e fundos para a Chico Venâncio. Porém, as características da última, fez o plano ser invertido, com a fachada ficando à Chico Venâncio.

A pedra fundamental foi lançada em 7 de setembro de 1925, em ato presidido pelo reverendo Vicente do Themudo Lessa, para 108 membros. O projeto e a planta do novo templo ficaram a cargo do presbítero Francisco Pinto Moreira, da Capital. A construção durou dois anos e sete meses e a inauguração ocorreu em 13 de abril de 1928.

Crédito da foto: Divulgação/Redes Sociais

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments