Calor chegando, céu azul, muito sol… e na cabeça já vem praia! Está começando a temporada, que pelo menos nós adoramos.
Então trazemos para esta semana uma opção de praia perto de Mogi Mirim. Ilhabela está a uns 350 km de distância por excelentes rodovias, fica no litoral norte de SP e seu acesso é através de balsa que sai a cada 30 minutos de São Sebastião ao custo de R$ 27,70 nos finais de semana, mais a taxa de preservação de R$ 7,50.
Vamos falar de três opções, uma mais selvagem, outra bem família e por fim uma de agito. Começamos pela mais selvagem. Praia do Jabaquara, que fica na parte norte da ilha. Saindo da balsa, pegue a avenida a sua esquerda e siga em frente que chegará nela. Terá uns 8 km de terra, nada difícil.
A Praia do Jabaquara tem seu acesso por uma propriedade particular, que cobra estacionamento. Uma pequena trilha te leva até ela. Grande faixa de areia grossa em tom cinza claro, mar bem azul e calmo, poucas ondas e fracas, mas um certo cuidado é necessário. A Praia do Jabaquara é uma praia de tombo. Tem pouco espaço de água rasa, logo cria uma inclinação maior e fica mais funda. Muito cuidado com crianças. Como ela é mais selvagem uma comitiva de borrachudos te espera. E picam pra valer! Não vá sem um bom repelente a base de citronela. É sério, sem repelente não arrisque. Ela é maravilhosa e para aproveitar você tem que estar protegido.
Se você não gosta de ser almoço de borrachudo, nossa segunda opção será oportuna. A Praia do Sino fica na área mais central da ilha. Águas cristalinas esverdeadas, areias com tom mais avermelhado, pedras e boa estrutura de quiosques. Mar muito calmo. Nesta praia você entra uns 40 metros mar adentro e ainda é bem raso. Muitos peixinhos e tartarugas nadam ao seu lado. Para crianças é excelente, para pais também, estacionamento em frente e guarda sóis e cadeiras em fartura.
Para agito, a praia da Feiticeira é o local. Situada no lado sul da ilha, é um paraíso. Mar em tom bem azul e calmo, areia clara e bem fofa. Pedras, uma plataforma que dá para pular e mergulhar, e incrível, tem também uma pequena cachoeira. Banho de água doce e salgada! Lá é o point da moçada que vai para diversão mais cool.
Ilhabela tem muito mais praias, algumas até mais selvagens, mas também muitas opções de restaurantes, artesanatos e sempre tem evento na vila, que vale a pena conferir. Não deixe de visitar, mas fica a dica: hospede-se em São Sebastião e saia cedo para os passeios na ilha, o valor das estadias são muito mais baratas.
Erika Rodrigues e Marcos Leandro