Hoje, abri o espaço para um assunto superimportante, em especial nessa época do ano, em que ocorrem baixas umidades do ar. O tema será abordado pela nutricionista Elaine Francioso de Souza López (contato para agendamento de consultas e dúvidas no final do artigo):
Mais da metade do nosso peso corporal é composto por água. Portanto, ela é fundamental para o bom funcionamento do organismo, sendo protagonista em diversas funções, das quais destacamos:
– Regula a temperatura corporal através do suor;
– Ajuda os rins na filtragem das toxinas;
– Hidrata a pele e os cabelos;
– Ajuda no funcionamento intestinal;
– Auxilia no transporte e absorção dos nutrientes;
– Lubrifica as articulações;
– Compõe o sangue, ossos e músculos e células;
Para que estas atividades sejam executadas de maneira adequada, nosso corpo precisa estar devidamente hidratado. A quantidade ideal a ser ingerida depende de vários fatores, como:
• Peso;
• Idade;
• Atividade física que realiza;
• Temperatura ambiente;
• Umidade do ar;
• Alimentação.
Em média, aconselha-se o consumo de 30-35 ml/kg peso, ao longo do dia. Um ponto importante a ser considerado é que não devemos esperar a sensação de sede, devemos nos hidratar constantemente ao decorrer do dia.
Na falta de água, nosso organismo pode enviar alguns sinais. Moleza, irritação, cansaço, pele mais seca e flácida, urina menos frequente e escura e em casos mais graves de desidratação, podem aparecer outros sinais, como mal-estar, tonturas, aceleração dos batimentos cardíacos. Em casos mais graves ainda, parada cardíaca e até morte. Idosos e crianças pequenas merecem mais atenção por terem dificuldade em perceber a sede.
Lembre-se sempre
que 1 copo de água:
• Ao acordar, ajuda a despertar os órgãos internos;
• Antes do banho, ajuda a diminuir a pressão arterial;
• 1 hora antes das refeições, ajuda na digestão;
• Antes de dormir, pode evitar um derrame cerebral ou ataque cardíaco.
Vale também ressaltar:
– Tão importante quanto o consumo adequado, devemos prestar atenção na qualidade da água ingerida, pois a água costuma ser veículo de transmissão de diversas doenças;
– Para evitar inconvenientes, somente devemos consumir água filtrada ou fervida, tanto para beber como no preparo de alimentos;
– Os alimentos consumidos crus, como frutas e verdura, devem ser lavados em água corrente e deixados em solução de hipoclorito por 15 min.
Água, nutriente essencial à vida!!
Elaine Francioso de Souza López
CRN 3-7811
Formada em Nutrição
pela PUC Campinas
Pós Graduanda em
nutrição esportiva pela Unimep
Celular: (19) 99223-3968