quinta-feira, novembro 28, 2024
INICIAL☆ DestaqueIncêndio consome área de 20 mil m² da Voçoroca; outros dois casos...

Incêndio consome área de 20 mil m² da Voçoroca; outros dois casos foram registrados

Um incêndio consumiu uma área de aproximadamente 20 mil m² da Voçoroca, na tarde da última quarta-feira. No mesmo dia, Mogi Mirim registrou outros dois casos de fogo em mato em diferentes regiões da cidade. As chamas atingiram vastas áreas verdes, provocando transtornos, como as queimadas e a fumaça, principalmente para os moradores que residem próximo a esses locais.

Incêndio na Voçoroca começou por volta de 14h40 e foi controlado pelo Bombeiros às 17h10 (Foto: Divulgação)
Incêndio na Voçoroca começou por volta de 14h40 e foi controlado pelos Bombeiros às 17h10 (Foto: Divulgação)

Segundo o comandante da Brigada de Incêndio Municipal, José Luiz da Silva, todas as circunstâncias levam a crer que os incêndios foram criminosos. Na Rodovia Elzio Mariotoni, também conhecida como Estrada Velha de Itapira, próximo ao Parque das Laranjeiras, zona Leste, o fogo atingiu 2 mil m² de uma área de pastagem. Os Bombeiros levaram cerca de uma hora para controlar as chamas.

O incêndio na Voçoroca, que fica entre a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira e o bairro Parque da Imprensa, começou por volta de 14h40 e só foi completamente controlado às 17h10. De acordo com o comandante, o fogo não chegou a destruir a mata, área de preservação. “Os Bombeiros conseguiram fazer um cerco e as chamas atingiram apenas um pasto no entorno”, explicou Silva.

Lote localizado em rua da Vila Pichatelli também foi incendiado (Foto: Divulgação)
No mesmo dia, um terreno localizado em rua da Vila Pichatelli também foi incendiado (Foto: Divulgação)

Pouco depois, às 17h40, um lote na Rua José Ajub, na Vila Pichatelli, na zona Sul, também foi incendiado. Nesse caso, uma área verde de 3 mil m² ficou destruída. “Uma pessoa coloca fogo para limpar o terreno e foge do controle”, afirmou o comandante. Os Bombeiros trabalharam até 19h para conter as chamas. Causar incêndio é crime sujeito à reclusão, como previsto no Código Penal, inclusive em lavoura, pastagem, mata ou floresta.

Além disso, a legislação federal classifica como crime ambiental causar poluição que resulte em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora, sob pena de reclusão e multa. Práticas assim devem ser denunciadas à Secretaria de Obras e Planejamento da Prefeitura, pelos telefones 3805-2132, 3806-2815 ou 3804-3869. Durante a ocorrência do fogo em mato, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments