sábado, abril 19, 2025
INICIALColunistasIncentive os idosos a se movimentarem

Incentive os idosos a se movimentarem

Me diga, quem não conhece um comportamento deste: o idoso só fica dentro de casa, vai da cama para o sofá, da sala para a cozinha, não tem ânimo para realizar qualquer atividade que exija esforço físico, por menor que seja. E o pior, isso se repete dia a dia, durante anos.
Esta conduta pode desenvolver, além de problemas de ordem física, psicológica também, podendo inclusive desencadear um processo depressivo grave.
O envelhecimento é um processo lento, progressivo e inevitável, marcado pela diminuição da atividade fisiológica e de adaptação às diferentes condições que o corpo passa a apresentar. Tudo isso pode favorecer um desequilíbrio biológico e o surgimento de restrições nas atividades da vida diária.
Sabemos que as pessoas treinadas superam as que não são treinadas em todas as faixas etárias e isso ocorre porque os efeitos da prática regular e orientada do exercício físico atingem todos os sistemas de nosso organismo.
Por isso, salientamos no título da coluna desta semana “incentive os idosos a se movimentarem”, pois os exercícios físicos exercem efeitos contrários ao processo degenerativo do envelhecimento. Eles agem desacelerando e suavizando os desgastes deixados no organismo pelo tempo.
A prática regular de exercício físico é crucial para prevenir contra doenças cardíacas, assegurar a flexibilidade e mobilidade, melhorar o equilíbrio, manter os níveis de energia e a boa disposição. Além disso, reduz o sentimento de solidão e melhora a qualidade do sono, tão comum nesta faixa etária.
Compreendemos que é muito difícil para o sedentário qualquer alteração no seu ritmo de vida que implique em esforço físico ou no seu estilo de agir no cotidiano, mas a motivação é o mais importante fator psicológico, ausente na maioria dos idosos, e isso nós podemos e devemos fazer: motivá-los.
Estimule a participação em programas de atividade física regular, pois isso promoverá um número de respostas favoráveis que contribuem para um envelhecimento saudável.

 

Patricia Franco Rabello

[email protected]
Personal Trainer
Graduada pela Unimep – Bacharel e Licenciatura
Mestre em Educação Física – Unicamp
Docente da Unimogi no Curso de Educação Física

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments