Saíram das linhas de montagens das fábricas de veículos no Brasil 210 mil unidades de veículos automotores em agosto, um número ainda distante da realidade anterior à pandemia do novo coronavírus, mas 23,6% maior do que a produção de julho (170,7 mil unidades), o que animou os fabricantes.
“Estamos calibrando a produção conforme a demanda”, disse Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, na apresentação do balanço do mês feita na manhã de sexta-feira, 4, pela internet.
O dirigente destacou que a produção ainda é muito baixa, com 60 mil unidades a menos (-22%) em relação a agosto do ano passado. No acumulado do ano foram produzidos 1,2 milhão de veículos, ou seja, 900 mil a menos do que no mesmo período do ano passado.
“Esse número é equivalente a quase quatro meses de produção”, destacou Luiz Carlos. Já o volume de vendas no mercado interno cresceu 5,1%, com 183,4 mil unidades no mercado total, isto é, carros, comerciais leves, caminhões, ônibus e máquinas agrícolas. E se este foi o melhor mês da pandemia, foi também o pior agosto desde 2006.
Parceria
GM e Honda iniciaram na quinta-feira, 3, uma parceria nos Estados Unidos com o objetivo de compartilhar plataformas de veículos e sistemas de propulsão em veículos elétricos e tecnologias, de forma que as duas montadoras acelerem a inovação e implementem recursos de tecnologias avançadas e de próxima geração de forma mais eficaz.
Os representantes das duas empresas assinaram um compromisso de uma aliança automotiva na América do Norte, que estende também à cooperação em compras, pesquisa e desenvolvimento, e serviços conectados. O objetivo é fazer com que a aliança alavanque as melhores tecnologias e gere eficiências de custo substanciais.
As duas montadoras já têm parceria no desenvolvimento de células a combustível, baterias e o veículo autônomo compartilhado. Já está definido que a Honda vai desenvolver dois carros elétricos com a plataforma EV global GM. O trabalho de engenharia começará no início de 2021.
“Esta aliança ajudará as duas empresas a acelerar o investimento em futuras inovações em mobilidade, disponibilizando recursos adicionais. Dado nosso forte histórico de colaboração, as empresas perceberam sinergias significativas no desenvolvimento do portfólio atual de veículos”, disse Mark Reuss, presidente da General Motors.
“Por meio dessa nova aliança com a GM, podemos alcançar eficiências de custo substanciais na América do Norte, o que nos permitirá investir em tecnologia de mobilidade futura, enquanto mantemos nossas próprias ofertas de produtos distintos e competitivos”, disse Seiji Kuraishi, vice-presidente executivo da Honda Motor Co., Ltd. (Com informações da Auto Informe)
Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini