Tiveram início as obras de interligação das redes de esgoto de parte da Zona Oeste e da região central de Mogi Mirim junto ao coletor-tronco Santo Antônio, implantado nas duas margens do córrego que dá nome ao sistema.
As redes coletoras de esgoto existentes na região estão sendo interligadas aos poços de visita do coletor-tronco implantado, que tem um total de 5.125,25 metros de extensão. Ao todo estão previstos 30 pontos de interligação, podendo haver mais em função da possibilidade da existência de redes não visíveis.
Essas interligações garantirão o escoamento do esgoto da região para o novo coletor-tronco, com consequente encaminhamento até a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) operada pela Sesamm (Serviços de Saneamento de Mogi Mirim).
O trabalho de interligação realizado pela empresa GS Inima segue ao longo da Avenida Brasil e tem previsão de conclusão para dezembro deste ano.
As obras do coletor-tronco Santo Antônio, que teve sua implantação iniciada no primeiro semestre, são justificadas pela perda de eficiência da atual rede coletora e da inexistência de coletor-tronco na região mais a oeste do município, que resultava no lançamento de esgoto “in natura” junto ao Córrego Santo Antônio.
A nova rede foi dimensionada para esgotamento de forma técnica de todo o efluente a ser gerado na bacia hidrográfica do Córrego Santo Antônio. Um dos objetivos do projeto de implantação da rede é despolui-lo.
O (Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) pede desculpas pelos transtornos na via, mas reforça a necessidade e importância da obra, que irá trazer benefícios ambientais e de saúde pública para o município de Mogi Mirim. (Da Redação)