Começaram na semana passada as obras de infraestrutura no Parque das Laranjeiras, na zona Leste da cidade. Equipes da Secretaria de Obras, Planejamento e Serviços iniciaram a escavação da Rua Antônio Carlos Alves de Godoy, a rua 18, para a implantação das tubulações de drenagem. Serão 15 ruas que receberão as obras nesta primeira fase, atendendo a aproximadamente mil lotes.
O investimento nesta etapa é de R$ 1 milhão, provenientes de recursos próprios do município. São 500 metros lineares de tubulação que foram comprados e estão sendo executados pela própria Prefeitura, que planeja concluir o serviço em até três meses.
“Apesar de estarmos com problema na aprovação do projeto arquitetônico, já estamos dando andamento nessas obras de infraestrutura”, disse o secretário Wilson Rogério da Silva, se referindo ao atraso na autorização do governo estadual para a regularização da área pelo programa Cidade Legal.
O prazo para término pode variar de acordo com clima e ser prejudicado também por outros serviços que surgem. “Estamos fazendo também a sondagem de água e esgoto e aí aparecem redes antigas que tem que ser retiradas e refeitas”, explicou.
Após a conclusão, e caso as verbas federais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) estejam liberadas, será possível realizar o asfaltamento, guias e sarjetas. A expectativa da Prefeitura é que até dezembro esses serviços possam ser iniciados.
Próxima
A segunda fase, que consiste na realização de obras a partir da rua 21, poderá começar enquanto as 15 primeiras ruas estiverem sendo asfaltadas. Nessa etapa, em que serão investidos R$ 11 milhões e 300 mil, será necessário o auxílio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). “Lá não temos rede de esgoto e tem pouca água. Faremos ao mesmo tempo porque o prefeito quer entregar essa obra até o final do mandato”, justificou Rogério.