A Instituição de Incentivo a Criança e Adolescente de Mogi Mirim (ICA), que completou 24 anos de existência este ano, com uma atitude inovadora como organização da sociedade civil, está realizando um diagnóstico territorial no Jardim Planalto e Residencial Floresta, na Zona Sul de Mogi Mirim.
O ICA já vem realizando as visitas residenciais e comerciais (censo), contato com famílias atendidas pela instituição, famílias vinculadas ao Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e famílias atendidas pela Associação Floralto.
Objetivo é levantar dados atualizados que possibilite ter um panorama geral do território, observando as principais questões que estes bairros trazem atualmente nos campos da saúde, educação, esporte, meio ambiente, assistência social, segurança, moradia, entre outros, além de mapear os maiores anseios da população em uma perspectiva de necessidade com foco na melhora da qualidade de vida.
De posse dessas informações o ICA terá condições de mapear ações coletivas e em articulação com diferentes atores locais, objetivando ainda fortalecer não só o trabalho da Associação Floralto, como do ICA, equipamentos públicos e as lideranças do território, pois o último censo realizado em todo o território nacional foi no ano de 2010, quando mais de 700 residências já foram visitadas para o diagnóstico.
“Precisamos de dados para atuarmos junto às demandas sociais deste território tão necessitado de ações e juntos, em uma rede colaborativa entre diversos equipamentos, tanto da sociedade civil e do poder público, realizarmos ações de apoio a essa população. Desde da fundação do ICA, em 1997, além de atender crianças, adolescentes e jovens, buscamos integrar os setores da sociedade para um trabalho em conjunto para uma Mogi Mirim mais justa”, diz Tarcisia Mônica Mazon Granucci, membro do Conselho de Administração e fundadora do ICA.
Equipe
O censo está sendo liderado pela orientadora social Daniela Gonçalves que, como técnica responsável pela equipe, organizará esses dados visando ações de fortalecimento de vínculos com a população do território. Ela conta com uma equipe de mais de 60 pessoas envolvidas nesta ação, desde estudantes de serviço social e de psicologia, voluntários do Centro de Voluntariado Regional (projeto de promoção a cultura do voluntariado do ICA, que abrange três cidades) e parte da equipe de profissionais ICA que diariamente percorre as ruas dos dois bairros.
“Estar em rede é um desafio constante e faz parte da missão do ICA ações entre a sociedade civil e Poder Público e temos regularmente realizado ações junto às lideranças comunitárias do território. Inclusive, neste Censo, essas lideranças estão envolvidas na aplicação para um empoderamento deste território e ação em rede”, menciona o articulador social da entidade, Danilo Silva Alberti.
Desde 2020 a Instituição ICA com o seu programa ICA Way (Assessoria às organizações do terceiro setor) vem apoiando o desenvolvimento institucional da Associação de Moradores do Jardim Planalto e Residencial Floresta com diversos encontros de assessoramento para ajudar na gestão desta importante associação.
Depoimentos
Abaixo compartilhamos depoimentos da diretoria da Associação de Moradores do Jardim Planalto e Residencial Floresta – Floralto:
“O ICA é para mim e para o Projeto Floralto A LUZ QUE ILUMINA VIDAS. O compromisso assumido com o próximo e executado com tanta dedicação e amor é o exemplo de que se pode transformar desesperança em sonhos e depois em realizações. O apoio do ICA foi fundamental para o Projeto Floralto e para todas as famílias assistidas através das ações sociais em nossa comunidade, principalmente no atual momento em que passamos devido a essa pandemia. Gratidão por todo amor e apoio e por me dar a certeza de que há pessoas sempre lutando por um MUNDO MELHOR”, Conceição Aparecida de Oliveira, tesoureira.
“Eu, Aline, moradora do Residencial Floresta e presidente da Associação de Moradores do bairro estou super feliz com a parceria entre Associação e ICA, primeiro pela instituição séria que o ICA representa para nossa cidade e principalmente para o nosso bairro. Meu sonho é que nosso bairro seja de progresso na vida dos jovens, que eles vejam oportunidades mesmo morando na periferia e que aos olhos da sociedade sejamos todos iguais”, Aline Roberta Garbi, presidente.
Nova Unidade
A Instituição ICA já atua na região do Jardim Planalto e Residencial Floresta desde o ano de 2012, em parcerias com o Poder Público e em sua estratégia ampliará ainda mais a atuação neste território, com a construção de uma nova unidade nesta região para ampliar os seus atendimentos e articulação com a área.
Atualmente o ICA, instituição considerada a melhor ONG do Brasil na causa da criança e adolescente pelo Prêmio Melhores ONG´s, realiza o atendimento descentralizado em regiões de maior vulnerabilidade social da cidade de Mogi Mirim, como Zona Leste e Zona Sul, estando atualmente com oito unidades de atendimento nos territórios da cidade.
Diante dos dados do censo do ICA Planalto e Floresta, a instituição possibilitará à sociedade de Mogi Mirim ter informações em diversas temáticas para políticas públicas e sociais entre Poder Público e sociedade civil para um plano de trabalho eficaz e assertivo na possível solução e ações das demandas sociais deste território.
As ações do ICA contam com o apoio da Fundação Itaú, que desde 2018 assessora o ICA, por meio de carta convite, em suas ações de Desenvolvimento Institucional, tanto para formação de sua equipe quanto para ações de transbordamento.
Acessem as redes sociais: ICA @instituicaoica. (Da Redação)