terça-feira, abril 22, 2025
INICIAL☆ DestaqueInternet é peça-chave das paróquias durante pandemia

Internet é peça-chave das paróquias durante pandemia

A rotina da comunidade católica de Mogi Mirim ainda não retornou à normalidade. Aos poucos, porém, algumas atividades são retomadas. Após reunião das sete paróquias locais, ficou decidido que todas as igrejas da cidade terão as portas abertas para os fiéis. A população poderá visitar as igrejas e fazer as suas orações.

De toda forma, a orientação publicada na terça-feira, 31 de março, pelas paróquias nas redes sociais é de que as pessoas que integram o chamado grupo de risco, como os maiores de 60 anos, não devam sair de casa, seguindo as recomendações das autoridades em saúde. “Rezem de casa, pois rezaremos por você”, enfatiza nota publicada pela Paróquia de São José.

A Matriz de São José, no Centro, anunciou que a Secretaria Paroquial estará aberta para atendimento ao público de segunda a sábado, das 8h às 12h. A Paróquia de São Benedito, que também conta com a matriz na região central, estará de portas abertas das 8h às 12h, de segunda à sexta, para aqueles que desejam fazer as suas orações pessoais.

“A secretaria e demais funções internas da paróquia voltam a funcionar em dias e horários normais, até comunicado contrário”, reforça a nota. Caso haja necessidade, o frei França, responsável pela paróquia, atenderá as confissões às terças, quartas e quintas, das 9h às 11h. “Estaremos atendendo todas as normas de higienização recomendadas pelos órgãos competentes”.

Domingo de Ramos

Pela primeira vez em muitos anos, as ruas da cidade não terão fiéis em procissão para celebrar o Domingo de Ramos. Agendada para o próximo dia 5, a celebração que abre a Semana Santa terá outros meios para alcançar o povo. No último mês, um decreto foi publicado pela Diocese de Amparo, suspendendo missas e celebrações, além de procissões e outros ritos tradicionais, até hoje, dia 3 de abril.

A tendência é de que um novo decreto seja publicado, mantendo medidas afim de evitar a aglomeração de pessoas. A CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) vem pedindo para que as celebrações, inclusive na Semana Santa, sejam celebradas de portas fechadas e transmitidas por algum meio de comunicação. Dentro da Igreja, somente o Padre e seus auxiliares.

Além das transmissões ao vivo em redes sociais (leia mais ao lado), a CNBB, recomendou aos católicos que rezem pedindo a graça de bem viver a Semana Santa, mesmo que recolhidos em casa. A CNBB ainda orienta a colocar no portão ou na porta de casa (em lugar bem visível) alguns ramos. Marcar a casa é uma característica do povo de Deus.

Participar das transmissões pela televisão ou pelas redes sociais, além de comprometer-se com a Coleta da Campanha da Fraternidade, quando a nova data for indicada, também está entre as recomendações da CNBB. Para finalizar, a igreja católica do Brasil pede aos fieis que incentivem outras pessoas, através de redes sociais, telefonemas e outros meios que mantenham o distanciamento social, a também celebrarem o Domingo de Ramos da forma orientada.

Internet por aqui

As paróquias locais tem se mantido próximas às comunidades com uma ferramenta usada globalmente: a internet. A Paróquia da Santa Cruz, por exemplo, promove a transmissão da Santa Missa, aos sábados, às 18h e aos domingos, às 19h. Há ainda outras transmissões durante a semana, com orações levadas através do perfil da paróquia na rede social.

Aos domingos, a Paróquia de São Benedito também realiza transmissões ao vivo pelo Instagram e pelo Facebook, a partir das 9h. As lives no Facebook também são oferecidas pela Paróquia de São José, na missa das 10h dos domingos. Com o prosseguimento da suspensão das missas e celebrações presenciais, a alternativa será mantida pelas paróquias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments