Uma nova associação, que visa auxiliar as pessoas a se desenvolverem, será lançada em Mogi Mirim no próximo mês. A associação se chama Inventores Culturais e busca atender todo o município realizando ações pontuais e também projetos com o objetivo de transformar a sociedade a partir da arte. Mas, apesar da associação ter início oficialmente somente em 1° de junho, algumas ações já estão sendo divulgadas com o objetivo de informar o público das atividades que serão gratuitas e estão com inscrições abertas.
“O objetivo é mostrar principalmente por meio da arte o quanto é possível ‘inventar’ uma nova sociedade, um novo caminho, uma nova realidade. O objetivo é atender mais especificamente a área do bairro Linda Chaib e região e depois se expandir para a cidade como um todo e tentar convênios com a Prefeitura, Estado, etc.”, destacou o sócio-fundador da associação, André Almeida.
As atividades realizadas neste início de projeto são pontuais, ou seja, ainda não são os projetos fixos dos Inventores Culturais. Entre os projetos pontuais que integram a ação de lançamento da associação e que estão com inscrições abertas, estão: aula de iniciação de viola caipira, iniciação teatral e uma feira de troca de livros e gibis. As ações destacadas estão com datas fechadas, mas ainda haverá caminhadas com a terceira idade, com apoio da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer, oficina de arte de rua – estêncil, literatura e de jornalismo. Detalhes sobre as oficinas que ainda estão sendo organizadas serão realizadas em breve, de acordo com André Almeida.
Confira as ações e se programe para participar:
Aula de iniciação de Viola Caipira
O curso terá início no dia oito de junho e é destinado para pessoas com 16 anos ou mais. Para participar é necessário ter viola caipira. O curso será realizado de segunda e quarta-feira, das 19h às 22h. As aulas serão realizadas por módulos e seguem até o mês de agosto, com apresentação final realizada no Centro Cultural, onde as aulas acontecerão.
A inscrição pode ser feita no Centro Cultural da cidade. As aulas serão oferecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato Rural de Mogi Mirim e Secretaria de Cultura e Turismo com o apoio da Associação Inventores Culturais.
Teatro
A partir de junho também haverá aula de iniciação teatral no Centro Cultural. Para fazer é necessário ter 16 anos ou mais. Apesar do curso ser chamado de iniciação teatral, mesmo as pessoas com experiência na arte podem participar. O curso será realizado durante um dia da semana e terá duração de três horas. As inscrições já podem ser feitas no Centro Cultural.
A realização é dos Inventores Culturais com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo.
Feira de Troca de Livros e Gibis
No dia 27 de junho, será realizada na Praça Rui Barbosa uma feira de troca de livros e gibis. Antes, no entanto, haverá o momento das pessoas entregarem suas peças para a troca, o que ocorrerá na Biblioteca Pública Municipal de Mogi Mirim. A entrega dos materiais para a troca podem ser feitas entre os dias 1º e 19 de junho na biblioteca.
A realização é dos Inventores Culturais com o apoio da Biblioteca Pública Municipal.
Uma proposta diferente: “vakinha” para ação popular
Com as salas de cinema de Mogi Mirim fechadas, André Almeida teve como ideia o lançamento de uma ação um tanto quanto diferente: utilizar a frente da sede onde a Associação está localizada, no bairro Sehac, para exibir por meio de um telão filme para a população.
A atividade de cinema ao ar livre, no entanto, precisa de ajuda para acontecer. Por isso, com a ideia de envolver a comunidade na captação do recurso necessário para a exibição do filme, a associação está solicitando apoio em dinheiro na internet por meio de um site. Por meio do site qualquer pessoa pode participar da arrecadação, seja doando R$ 10 ou o valor total.
O valor total para a exibição é R$ 1050, valor que inclui o aluguel de um telão de 120 polegadas, um projetor
um equipamento de som com caixas e amplificador
um carrinho de pipocas.
Para ajudar, o site é www.vakinha.com.br/vaquinha/cinema-de-graca-pra-todos-associacao-inventores-culturais
—