Luís Otavio Bueno de Toledo
Com a chegada do inverno e redução das temperaturas, muitas pessoas costumam reclamar de dores articulares e alegam aumento na probabilidade de se lesionar como forma de deixar de praticar atividade física. De fato o frio traz algumas desvantagens para a prática de exercícios, contudo é possível contornar a maioria delas com um artifício bastante simples: realização de aquecimento.
O aquecimento citado é referente ao estímulo que damos ao corpo antes da prática do treino ou atividade que está disposto, como por exemplo: antes de jogar basquetebol é pertinente que o praticante inicie o processo de aquecimento com corridas leves, pequenos saltos, realização de alongamentos leves, tiros curtos e mudanças de direção, etc. Dentre os atletas de elite é trivial a realização de aquecimento antes da prática da atividade, porém a situação muda com os “meros mortais”.
Muitos atletas amadores ou pessoas que se exercitam apenas para qualidade de vida costumam apenas se agasalhar e ingerir alguns alimentos que ajudam a manter o corpo aquecido, contudo é fundamental que também realizem aquecimento pré-atividade. Seguem alguns exemplos:
– corrida e ciclismo: procure fazer alguns alongamentos leves antes da prática e inicie com um ritmo mais leve, que será aumentado com o passar dos minutos até atingir o nível desejado;
– musculação: alongamentos leves e realização de algum exercício aeróbio (algo em torno de 5 minutos já costuma resolver) para elevar a temperatura corporal. Fundamental realizar séries com cargas menores (30 a 60%) do que utilizará para preparar as articulações que serão exigidas ao longo do treino;
– modalidades esportivas em geral (futebol, voleibol, basquetebol, tênis, etc.): dependerá da característica principal da modalidade, porém: trotes leves + alongamento leve poderão estar presente em todas. Caso a modalidade exija esforço dos braços para arremessar, rebater etc., fazer os mesmos gestos de forma mais leve no início e aumentar o esforço após algumas repetições. Algo similar pode ser feito com saltos, chutes, etc.
– natação, hidroginástica e demais atividades aquáticas: aquecer fora d’água será de grande valia para os corajosos que encaram o frio! Elevar a temperatura corporal e fazer alongamentos leves são boas estratégias, e também é de suma importância estar atento para evitar choque térmico ao sair da piscina ao encerrar a atividade.
Espero que esse artigo ajude a treinar com mais segurança nesse período do ano no qual se costuma “separar os homens dos meninos”. Caso tenha dúvida, fique à vontade para entrar em contato via e-mail.
Luís Otavio Bueno de Toledo é personal trainer graduado pela USP (bacharel em Esporte graduado em 2012 – trabalhou na área fitness do Clube Paineiras do Morumby em São Paulo e no Clube Mogiano, em Mogi Mirim). E-mail: [email protected]