O ano nem bem começa e já tem imposto chegando em casa pra recolher. A Secretaria de Finanças deve emitir cerca de 42 mil carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) até o fim de janeiro. Os carnês serão distribuídos pelos Correios.
O IPTU 2020 vem com reajuste de 2,89%, conforme estipulado no ano passado pelo decreto municipal 8014/2019. O imposto é anual e de caráter municipal.
Caso haja a escolha por pagamento à vista, este deve ser feito até o dia 20 de fevereiro e poderá ter direito a 10% de desconto no valor total, incluindo imposto e taxas. Se até essa data não for efetuado, o sistema converte automaticamente a dívida para parcelamento.
Para os contribuintes que optarem pelo pagamento parcelado, as parcelas terão valor mínimo de R$ 40 e poderão se estender em até 11 vezes.
Além da consulta física, o munícipe poderá realizar verificação e encontrar a segunda via por meios digitais, através da página do IPTU online, no site www.mogimirim.sp.gov.br.
Ainda quanto aos serviços online, o pagamento via internet pode ser viabilizado mediante liberação pessoal do banco do contribuinte para esse tipo de operação.
Pagamentos em boca de caixa são realizados somente em lotéricas e autorizadas da Caixa Econômica Federal. Bancos como Banco do Brasil, Bradesco e Itaú realizam esse serviço exclusivamente por seus terminais eletrônicos.