Ique Mattos segue na liderança da categoria VX1 do Circuito Paulista de Velocross. O mogimiriano está no topo da tabela de classificação após sete etapas. Ele possui 107 pontos, contra 79 do segundo colocado, Maycon Briene. Caio Canela, com 70, é o terceiro colocado.
A competição, organizada pela Tamura Promoções e Eventos, teve como última sede a cidade de Serra Negra, nos dias 6 e 7 de novembro. Por lá, Ique largou em sétimo e terminou como o segundo colocado na VX1, a apenas 94 centésimos do vencedor, Pablo Perez. O mogimiriano ainda fez a melhor volta da prova, com 1min07seg126.
“Era uma pista sem muitos pontos de ultrapassagem. Quando estava em quinto, o quarto errou em uma curva bem lisa, saiu de traseira”. Na volta seguinte, novo erro do então terceiro colocado e mais uma posição superada por Ique, que, na reta, ultrapassou e assumiu o segundo lugar. “O líder estava uns 20 segundos na frente e faltava umas cinco voltas. Quando chegou na última, colei nele, botei de lado umas duas vezes, mas não consegui passar e chegamos quase juntos”, relembrou.
Ainda em Serra Negra, pela VX3 Importada, Ique terminou na quarta posição, a 11 segundos e 688 centésimos do vencedor da prova, Sagui. Nesta categoria, Mattos aparece na segunda colocação na classificação geral. Ele soma 105 pontos, contra 130 do Sidnei Brandão, o Garça, atual líder. Na terceira posição aparece Maycon Briene, com 94 pontos. A categoria possui um total de 69 pilotos com pontuação na atual temporada.
Herdeiro
Quem também está em alta na temporada é Enzo Mattos, filho de Ique. O piloto de 7 anos está na segunda posição da categoria 50cc (50 cilindradas). Ele soma 121 pontos, contra 139 do primeiro colocado, Marcos Dias, que tem seis anos e é bicampeão brasileiro e sulamericano de bicicross. Em Serra Negra, Enzo teve uma prova equilibrada, ficando em segundo lugar, a 40 segundos e 329 centésimos de Marcos Dias, o vencedor da etapa.
Outros três garotos participaram da disputa. “Tinha vários meninos na prova, a maioria com idade entre 11 e 12 anos. O Enzo largou em quinto, teve um baita pega, ultrapassou o quarto, o terceiro teve um problema na moto e acabei até ajudando o menino. Mas, nisso, o segundo, o Marcus Vinicius e o Enzo passaram”, conta Ique. Nas últimas voltas, disputa intensa entre os dois, mas a ultrapassagem definitiva foi do garoto mogimiriano.
Etapas
As três primeiras ocorreram antes da paralisação pela pandemia, com provas em Bragança Paulista, Atibaia e São Roque. Posteriormente, foram realizadas duas etapas em Elias Fausto, outra em Itatiba e a mais recente em Serra Negra. A última e decisiva etapa será entre os dias 5 e 6 de dezembro, no Ski Mountain Park, em São Roque.