A Secretaria de Saúde de Itapira confirmou o segundo caso de dengue do ano no município. Trata-se de um homem de 29 anos. Ele está bem. O caso é autóctone (contraído no próprio município) e os Agentes de Combate a Endemias já fizeram o bloqueio contra criadouros e busca ativa no bairro em que ele trabalha, na Penha do Rio do Peixe, que é o local provável de infecção. Desde o início do ano já foram notificados 18 casos suspeitos de dengue. Além dos dois confirmados há mais dois suspeitos aguardando resultados de exames. Não há notificações para Chikungunya ou Zika vírus até o momento. A prevenção da dengue se dá através da eliminação de criadouros. Importante manter os locais limpos e secos.
Mogi Guaçu
veta Carnaval
Por meio do Decreto Municipal 25.900 de 16 de fevereiro de 2022, a Prefeitura de Mogi Guaçu suspende as comemorações de Carnaval no município, especificamente no período de 25 de fevereiro a 1º de março, próxima terça. Seguindo a orientação dos protocolos sanitários do governo do Estado de São Paulo no combate à Covid-19, a medida faz-se necessária considerando o aumento de casos suspeitos e confirmados da doença e o risco potencial no crescimento de mais casos. Desta forma, está proibida a realização de quaisquer eventos públicos ou privados, em espaços abertos ou fechados, em comemoração ao Carnaval 2022, tais como bailes de Carnaval, blocos e agremiações, carnavais de rua e eventos privados de qualquer espécie.
Holambra também
cancela o Carnaval
Eventos de Carnaval estão vetados em Holambra. A decisão foi tomada durante reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), que reúne 20 prefeitos. Clubes e eventos privados estão proibidos de acontecer devido à alta de casos e internações por Covid-19. Eventos públicos já haviam sido cancelados pelo Conselho da Região Metropolitana em novembro de 2021. Mas com o aumento no número de internações pelo novo coronavírus, a decisão dos prefeitos foi unânime pelo cancelamento de eventos particulares em espaços privados. O prefeito Fernando Capato (PSD) ressaltou que era necessário ter prudência e respeito pelas famílias de vítimas da Covid-19.