O triatleta Ivan Albano Júnior pode se orgulhar de ser até agora o único campeão da desafiadora prova UB515, a primeira competição em formato Ultraman da América Latina, com duração de três dias. Depois de ter sido o vencedor da primeira edição, no ano passado, Albano conquistou o bicampeonato. A prova foi realizada no último final de semana, nos dias 17, 18 e 19, com largada em Paraty e chegada no Rio de Janeiro. “Conseguir o bi não é fácil devido à pressão”, festejou o triatleta, que completou a prova em 24 horas e 38 minutos, dois minutos abaixo do registrado em 2014.
No primeiro dia, a prova teve dez quilômetros de natação e 145 de ciclismo e Albano já liderava a classificação geral. No segundo, houve 276 quilômetros de ciclismo e, no terceiro, 84 de corrida. Somada, a quilometragem forma o 515 do nome do evento.
Apesar do tempo menor em percurso igual, Albano contou ter sido essa prova mais difícil em função das condições climáticas desfavoráveis, com muito vento, e do índice técnico mais alto, além da participação de mais atletas.
No ano passado, Albano pensou em desistir da prova diversas vezes por ter passado muito mal, com dificuldades para permanecer competindo e acabou vencendo, mas sem poder desfrutar da vitória, pois foi direto para o hospital. Desta vez, passou um pouco mal devido ao grande esforço, mas com intensidade muito menor. “Esse ano consegui cumprir meu objetivo de tomar cerveja no final da prova e não soro”, brincou, ao citar o churrasco realizado pela organização depois da competição.
Como fez no ano passado, nos momentos em que passou mal, Ivan Albano apostou nos picolés, que lhe deram uma motivação para prosseguir, especialmente em 2014. “Lancei moda lá”, brincou Albano, contando que inspirou outros atletas a apostarem no sorvete quando há mal-estar. “O picolé tem uma taxa alta de açúcar, hidrata, refresca e é fácil de descer”, explica.
Em 2016, Albano pretende seguir como o único campeão da prova, em busca do tricampeonato. “Está sendo um sonho. Festejei a vitória no Rio, recebo mais apoio lá que em Mogi”, alfinetou.
O triatleta tem patrocínio da Ótica Líder.