Aos 56 anos, o sonho do mestre de obras José Francisco Pereira, que vive em Mogi Mirim há três anos, ainda é ser um artista e viver da arte. A vontade é tanta que até seu nome artístico ele já escolheu: Francisco José. Mas, na verdade, desde pequeno ele é artista, já que aos dois anos já modelava bichinhos de cera de abelha com o tio. Hoje, Francisco José mudou sua técnica e faz suas estátuas de concreto, que é um material com o qual sempre trabalhou. Se tornar um artista reconhecido é um sonho, mas maior ainda é criar grandes peças para a cidade e deixar como legado. Mas sobra a vontade e falta a verba para comprar os materiais.
Francisco José disse que funcionaria da seguinte maneira: ou faria personagens que contam a história da cidade ou produziria estátuas a partir de desenhos que fossem criados para a finalidade. Em troca, Francisco José, que está a um passo de se aposentar e hoje recebe auxílio doença, só precisaria dos materiais e quem quisesse também poderia ajudá-lo até mesmo com doação de alimentos. “Estariam ajudando o artista a produzir as obras e a viver. O interesse não é fazer a arte para a cidade”, explicou Francisco José.
Um exemplo que fica simples de se pensar de acordo com a ideia do artista é a estátua do ex-prefeito de Mogi Mirim, Adib Chaib. Francisco José foi até a Prefeitura onde há uma imagem de Adib Chaib, tirou uma foto do busto do ex-prefeito e com o concreto modelou sua face. A ideia, no futuro, seria criar imagens com cerca de seis metros via mesmo estilo de trabalho.
“Eu coloco um bloco de cimento, vejo a foto e vou cortando para dar os traços, depois vou modelando. Chego até a usar paquímetro. Deixo a obra parada por alguns dias, vou olhando para ela até ter certeza se está bom, se está parecido. Se não ficar bom vou modelando de novo”, explicou o artista que produziu também o Papa, o mascote Fuleco e está trabalhando na elaboração do jogador Neymar.
Serviço
O que o artista precisa: impressão da imagem a ser esculpida em tamanho grande, pedras, areia, cimento e ferragens. Também gostaria de ter acesso a mais fotos de personagens da cidade, inclusive, de Adib Chaib.
Onde encontrar Francisco José: (19) 98412-4571 ou (19) 99938-4955.