A Jaguar Land Rover é mais uma fabricante de veículos de luxo a se instalar no Brasil. A empresa lançou a pedra fundamental da unidade que irá construir em Itatiaia, no sul do Estado do Rio de Janeiro, com investimentos de R$ 750 milhões
O primeiro modelo a sair da linha de montagem será o novo Discovery Sport, com previsão de chegada ao mercado no início de 2016. A Jaguar Land Rover é a primeira empresa britânica do ramo automotivo a investir na construção de uma fábrica no Brasil. Durante a primeira fase de produção, a nova unidade industrial, com 60 mil metros quadrados, irá gerar cerca de 400 empregos diretos e terá capacidade para produzir até 24 mil veículos ao ano.
Fornecedores
Parte dos componentes utilizados na produção em Itatiaia virá de fornecedores locais. Contudo, a empresa pretende, de acordo com seu presidente Global, Ralf Speth, investir gradativamente em serviços de assistência técnica aos sistemistas locais para ampliar os índices de nacionalização futuramente.
Com o início da construção no Brasil e a instalação de outra fábrica na China, a Jaguar Land Rover dá andamento aos planos de se tornar uma fabricante internacional de automóveis. As operações recém-criadas deverão elevar a presença de suas marcas em mercados que foram identificados como tendo um grande potencial de crescimento.
Essas novas unidades industriais criarão uma capacidade adicional de produção dos modelos, em complemento às três fábricas já em operação no Reino Unido.
Centro educacional
Além da construção da fábrica em Itatiaia, a empresa também anuncia planos para abrir seu primeiro Centro Educacional na América Latina. Tendo por base o bem-sucedido programa de educação que a empresa mantém no Reino Unido, o novo Centro da Jaguar Land Rover proporcionará aos participantes uma ampla gama de atividades em sala de aula, com o objetivo de ajudar crianças em idade escolar da região a desenvolver habilidades e conscientização em relação à vida profissional, além de inspirá-los a seguir carreiras na Jaguar Land Rover futuramente.
O Brasil está entre os dez principais mercados da Jaguar Land Rover em todo o mundo, tendo o Range Rover Evoque, Range Rover Sport e Land Rover Discovery como seus modelos mais vendidos por aqui.
A Land Rover detém cerca de 50% do segmento de utilitários esportivos premium no País nos últimos três anos. Por sua vez, a Jaguar é uma das marcas que mais crescem dentro do mercado brasileiro de veículos Premium, com número em vendas quase que quadruplicado em 2013, em relação ano anterior. Até março de 2015, a empresa deverá contar com uma rede de 42 concessionárias em todas as regiões do País.
O Discovery Sport, primeiro modelo a sair da fábrica brasileira no Rio de Janeiro: investimento de R$ 750 milhões