Estamos cada vez mais acostumados a acompanhar campanhas mensais de saúde relacionadas às cores. Em alguns meses, até mais de uma cor, ou seja, mais de um tema. No primeiro mês do ano temos o “Janeiro Branco”, uma campanha ao estilo da Outubro Rosa e da Novembro Azul.
O objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e das instituições humanas. Uma humanidade mais saudável pressupõe uma cultura da saúde mental no mundo!
O mês foi escolhido porque, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.
São trabalhadas, assim, campanhas que geram conscientização, combatem tabus, mudam paradigmas, orientam os indivíduos e inspiram autoridades a respeito de importantes questões relacionadas às vidas de todo mundo!
Criada em 2014, a campanha chega à sua nona edição e faz um alerta à humanidade: em tempos de prolongada pandemia, de crises sanitárias, sociais, políticas, ecológicas e econômicas em escala global, o mundo pede saúde mental. Idealizada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, a campanha iniciou-se em janeiro de 2014 quando psicólogos de Uberlândia (MG) foram às ruas, às instituições e às mídias da cidade para falar às pessoas sobre “Saúde Mental”, “Saúde Emocional”, “sentido de vida”, “qualidade emocional de vida” e “harmonia nas relações humanas”.
Tem mais
Na edição do dia 21 de janeiro vamos tratar de outro tema especial deste mês. O “Janeiro Roxo”, que tem como foco o combate à hanseníase e outras doenças de pele. Desde 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro para a conscientização sobre a hanseníase e a cor roxa para pontuar as campanhas educativas sobre a doença que ainda é vista com muito preconceito e desinformação.