A realização da Copa do Mundo no Brasil, entre 12 de junho e 13 de julho já movimenta os apaixonados pelo futebol, que deverão presenciar festas populares por todo o país. Em Mogi Mirim o cenário não é diferente, e de forma discreta, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, começa a se preparar para trazer um pouco da Copa para a cidade. A bola da vez é utilizar o Espaço Cidadão nos dias dos jogos da Seleção Brasileira, concentrando um grande número de torcedores e atraindo munícipes de todas as partes da cidade.
Embora em fase inicial, a ideia é instalar um telão, barracas para comercialização de comidas e bebidas e reunir os torcedores em um único local. A estrutura seria semelhante à organizada para o Carnaval, com isolamento da área, revista para entrada e todo um esquema de segurança durante as partidas. Bandas também poderão se apresentar no Espaço Cidadão, transformando o evento em uma espécie de Fan Fest mogimiriana.
As Fan Fests são festas oficiais organizadas em todas as cidades-sede da Copa pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), onde os torcedores podem acompanhar os jogos ao vivo, por meio de um telão, com a presença de bandas e outras atrações culturais. Tudo de graça.
“É bem embrionária, mas a ideia é fazer uma grande festa, com telão e banda, colocar as entidades assistenciais para trabalhar e montar toda uma estrutura”, confirmou o secretário de Cultura e Turismo, André Mazon.
O secretário informou que o projeto já é debatido com a cúpula da Administração local e que até fevereiro deve ser sacramentado. Assim como no Carnaval, o Espaço Cidadão é visto como o lugar ideal, já que oferece uma ampla área para os torcedores e estrutura de bares.
Cabeça de chave do grupo A, o Brasil fará no mínimo três jogos na primeira fase. No dia 12 de junho, na abertura da Copa, diante da Croácia, em São Paulo; no dia 17 de junho, contra o México em Fortaleza; e no dia 23 de junho, frente a Camarões, em Brasília. Caso avance, a seleção poderá atuar por mais 4 jogos, caso chegue à final da competição, no Rio de Janeiro.