Entre os dias 23 de julho e 8 de agosto, acontecerão os Jogos Olímpicos, que este ano serão realizados em Tóquio. E nesta XXXII Olimpíada, quatro modalidades serão disputadas pela primeira vez: caratê, escalada esportiva, skate e surfe. E ainda haverá o retorno do beisebol e softbol, que estavam fora da grade desde 2008.
O curioso das edições dos Jogos Olímpicos, é que mesmo você não sendo praticante ou daqueles que não gosta de esportes, o envolvimento neste universo olímpico acontece. Reconhecer que os atletas treinam por anos e dedicam sua vida para aquele momento, que por vezes pode durar questões de segundos, é algo fascinante.
Nos emocionamos com os vencedores, choramos com os perdedores, sentimos até que a nossa torcida fez toda diferença no resultado final. E é esse ponto que queremos chegar: o exemplo que estes atletas nos dão, e a demonstração de como nós também temos que vibrar, torcer por nós mesmos e celebrar quando alcançamos cada degrau dos nossos objetivos.
Mas você pode me perguntar: porque estamos conversando sobre os atletas olímpicos, que praticam modalidades de alto rendimento e fazem parte da elite do esporte mundial, sendo que somos esportistas e “meros” praticantes regulares de exercícios físicos?
O que queremos salientar aqui é sobre o exemplo de determinação e disciplina que esses atletas olímpicos nos dão e que são fundamentais para qualquer aspecto da vida, em que se queira resultados positivos e satisfatórios.
Na nossa rotina diária, de exercícios físicos, pra que todos os benefícios sejam alcançados, precisamos de dedicação, perseverança e paciência para além de se “chegar lá”, se “manter lá”, e se possível progredir. Vamos aproveitar e pegar carona com estes atletas, nos motivando a praticar exercícios físicos, seja na modalidade que for, mas inserir o “movimento” em nossas vidas. Inspire-se. Movimente-se para uma vida mais saudável.