Aos 17 anos, a estudante Jéssica Ribeiro Ginezzi, da Escola Estadual Padre Armani, acaba de lançar seu primeiro livro chamado “Marcas de um passado perigoso”. Mas o lançamento não aconteceu em qualquer lugar, não! Foi realizado na quarta-feira durante a 23ª Bienal Internacional do Livro, que acontece no centro de eventos Anhembi, que fica em São Paulo até amanhã. O livro é fruto de um proojeto que durou quase três anos e que agora está às vendas em todo o Brasil e representa a consolidação de um trabalho realizado em parceria com a escola. No dia do lançamento, além de Jéssica, alunos da Padre Armani foram conferir a exposição e também prestigiar a colega, que se encontrou pela primeira vez com o livro impresso e até concedeu autógrafos para os visitantes.
“Eu não acreditei, não tinha visto o livro pronto ainda, mas imaginava ele assim. Fiquei muito feliz, a ficha não tinha caído ainda, eu lançando um livro e na Bienal. Os adolescentes pediram autógrafo, perguntaram em que eu me inspirei e o que mais chamou a atenção foi o nome, a capa e por eu ser tão nova. Uma moça me disse que tinha uma sobrinha de 16 anos que também escrevia e que ia contar minha história para inspirá-la”, disse emocionada a escritora, que está no último semestre do terceiro ano do Ensino Médio, pretende cursar Letras e continuar a escrever livros.
“Foi muito bom ver ela lançando um livro, já conheço ela de fora, e agora que ela é minha colega de classe então, achei muito legal”, disse o estudante João Victor Santos.
Jéssica começou a escrever o livro em 2012 por incentivo das professoras de Língua Portuguesa Sueli de Fátima Gonçalves e de Catarina de Fátima Faustinoni, que também atua como professora na sala de leitura da Padre Armani. Catarina conta que ajudou Jéssica desde o início do livro até o final, direcionando a aluno para a finalização da obra e até revisando voluntariamente o trabalho final. “Ela chegava na sala várias vezes com rascunhos e eu orientava que para ser escritora tinha que se organizar. Então eu olhava e ao final surgiu o rascunho do livro. Dizia: volta, leia de novo, verifica. O lançamento foi a glória, me realizei. A partir da escrita e leitura é que os alunos podem seguir qualquer ramo na vida”, frisou.
“Esse acontecimento vem para coroar um trabalho que estamos cultivando. O objetivo maior é florescer a leitura e escrita dos alunos. Eu como diretora já encontrei muitos alunos que gostam de escrever e ler, mas a Jéssica é a primeira aluna que lança um livro. Espero que não seja a primeira, os alunos tem que sentir que tudo é possível e uma das funções da direção, da coordenação e dos professores é ensinar o caminho”, frisou a diretora do Padre Armani, Cleusa Xavier.
“Ficamos muito felizes com esse desfecho e acho que vai servir de inspiração para os demais alunos. A gente só tem que tecer elogios para a Jéssica, que sempre foi muito dedicada”, ressaltou a coordenadora pedagógica da escola, Iara Cristina Floriano.
Sobre a obra
Marcas de um passado é livro classificado como suspense, ação e ficção e trata da história de três jovens Hanna, Maison e Paul. Namorados, Hanna e Maison são invejados por todos, inclusive, por Paul, que é apaixonado pela garota e faz de tudo para separar os jovens. Planejado por Paul, um crime acaba levando Maison para a prisão. Ao sair, o jovem vai atrás das verdades sobre o fato e acaba descobrindo situações sobre sua vida pessoal que jamais gostaria de conhecer.
A obra, com 111 páginas, foi lançada pela editora Scortecci, de São Paulo. O livro está à venda pela Livraria Cultura e pela Livraria Asbeça. O valor da obra é R$ 24.
Feira de Livros em Mogi Guaçu
Na segunda-feira, tem início na cidade vizinha, uma Feira de Livros para doação, troca e venda de obras. O evento, com entrada gratuita, segue até o próximo domingo e acontece no Centro Cultural entre 9h e 19h. Quem quiser trocar suas obras deve levar livros em bom estado e vale para os gêneros: romance, conto, poesia e crônica. Não vale levar livros didáticos, técnicos e escolares. A troca será feita na base de um por um. Também haverá vendas de livros pela Nobel Livrarias.
Durante toda a semana também haverá apresentações culturais. Todos os dias às 10h e 14h haverá contação de história com Marcos Cunha.
Na segunda-feira, às 18h30, acontecerá ainda a apresentação do músico Henrique Perina. Na terça-feira, será a vez dos alunos da Escola Municipal de Iniciação Artística (Emia) se apresentarem com o professor André Delfino. Na quinta, o artista Rômulo Coutinho expõe suas produções (caricaturas) a partir das 16h.