
Um jovem de 19 anos foi preso em flagrante, no início da tarde de segunda-feira, dentro da agência da Caixa Econômica Federal (CEF), na Capela, em Mogi Guaçu, enquanto fazia saques de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O desempregado Pedro Henrique Camargo dos Santos estava no caixa eletrônico do banco quando foi surpreendido por policiais militares da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam).
Ele é suspeito de ter efetuado saques na agência da Avenida dos Trabalhadores, na de Mogi Mirim e de outras cidades. Segundo apurado pelos policiais, o jovem tinha a função de sacar o dinheiro e depositar para outras pessoas, integrantes de uma quadrilha. O caso, registrado como estelionato qualificado, segue agora em investigação pela Polícia Federal (PF).
Os PMs foram acionados pela empresa de monitoramento da agência, que já vinha rastreando o jovem desde o mês passado. Ao ser preso, ele disse que já havia feito cinco saques, no valor total de R$ 989. Nas mãos, Santos segurava folhas com número do Programa de Integração Social (PIS), Cadastro de Pessoas Física (CPF) e senhas.
O suspeito ainda carregava um cartão bancário, que estava em nome de sua mãe, e em seu veículo, um Honda Fit, mais documentos foram localizados. O carro também estava no nome da mãe. Santos é natural de São Bernardo do Campo-SP, mas mora em um apartamento, no condomínio Moacir Guzoni, região da zona Norte, no Guaçu.

No imóvel, os policiais apreenderam um computador. Segundo relato dos policiais, o jovem disse ter comprado as folhas com dados bancários das contas inativas pela internet. O equipamento e as folhas foram apreendidos pelos policiais e apresentados na sede da PF, em Campinas.
Uma equipe de inteligência do banco também apresentou as imagens em que Santos é visto em várias agências fazendo saque. Furtos de dinheiro das contas inativas estão ocorrendo em todo o país. Essa é a primeira prisão registrada na região de Campinas. O preso foi levado para carceragem da PF. (Com informações de Karina de Araujo da Gazeta Guaçuana)