sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque EntretenimentoJovens de cursinho popular participam de manhã de experiências

Jovens de cursinho popular participam de manhã de experiências

No último sábado, uma manhã de experiências científicas foi realizada com os alunos do cursinho pré-vestibulinho da Paróquia São Joaquim e Sant’ana, localizada no Jardim Primavera II, que fica em Mogi Mirim. Na ocasião, os alunos puderam verificar na prática os conceitos desenvolvidos ao longo do semestre, como eletricidade, densidade, gravidade, óptica, etc. Para quem não sabe, a pastoral da Educação da Paróquia desenvolve anualmente um programa de estudos para os jovens que desejam ingressar em escolas técnicas, faculdades e universidades. As atividades são realizadas na igreja São Judas Tadeu, localizada no bairro Santa Luzia, e oferecidas de graça para os jovens por meio de trabalho voluntário de quase 30 professores.

“Antes as experiências eram feitas em alguns sábados, mas achei melhor fazer em uma manhã inteira. Por meio da experiência é onde existe um aprendizado maior, na prática eles aprendem ciências, física e química”, destacou o professor e coordenador do Cursinho, Newton Magalhães.

Além do coordenador, o professor de química, Murilo Couto, também participou da manhã de experiências com os estudantes. Aos sábados, o cursinho oferece estudo para 60 alunos, que são divididos em duas turmas. A cada dia os alunos mantêm contato com duas disciplinas.

Algumas experiências foram realizadas com a ajuda dos alunos; outras não! “Houve interação dentro de algumas atividades, mas outras não, porque precisava de maior cuidado, já que estávamos mexendo com eletricidade, ácido (…)”, destacou Newton.

Além do cursinho Pré-Vestibulinho, que visa ingressar os jovens no ensino técnico gratuito, o projeto da Pastoral também oferece oportunidade para os interessados em prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os variados vestibulares. Neste ano, 62 é o número de alunos participantes do Pré-Vestibular.

O projeto desenvolvido não começou “ontem”, já fez aniversários. O Pré-Vestibulinho é oferecido há quatro anos e o Pré-Vestibular está em seu terceiro ano de existência. A cada ano, Newton ressalta que há melhorias a serem destacadas.

“O compromisso dos alunos está maior, a procura maior, e estamos com grande expectativa em relação à prova do Enem. Existe um trabalho muito forte que está sendo feito com a redação, temos também iniciado mais cedo as aulas a cada semestre e isso faz com que trabalhemos mais conteúdos”, explicou.

Planos para o semestre

Newton aproveitou para agradecer durante a entrevista a Comunidade São Judas Tadeu, que é onde as atividades acontecem. É no salão da Igreja que os adolescentes se empenham para um futuro melhor e é neste local também que irá ficar sediada a biblioteca do grupo. O espaço já está montado, prontinho para abrigar conhecimentos variados. Quem quiser doar livros para os jovens é só procurar por Newton, ou mesmo estantes resistentes para abrigar as peças.

Até o final do segundo semestre, os alunos do Pré-Vestibular também devem visitar uma faculdade da região, onde há cerca de vinte ex-alunos que foram tão bem no Enem e hoje desfrutam de bolsas. A visita visa abrir a visão dos jovens para o futuro e colocá-los em contato com os ex-estudantes que já estão na vida acadêmica.

Como já destacado todo o trabalho é oferecido gratuitamente para os alunos. No caso do Pré Vestibular apenas o material didático é comprado. A cada bimestre só em apostilas o cursinho gasta cerca de R$ 6, 300 mil. Neste ano, apesar de alguns vereadores, pessoas físicas e empresas terem ajudado apadrinhando alguns alunos, ainda falta dinheiro para quitar os livros. Um vídeo institucional está sendo elaborado pela equipe do cursinho, assim ficará mais fácil conhecer mais sobre o trabalho e quem sabe se convencer de que é preciso (e possível) ajudar com que o futuro, não só dos jovens, mas de toda a sociedade seja melhor. A ajuda pode chegar aos estudantes de diversas maneiras, por meio de aulas voluntárias, doação de livros, organização da biblioteca, financiando apostila, etc. Pense nisso!

Para ajudar e saber mais sobre o projeto:

Basta entrar em contato com o professor coordenador, Newton Magalhães, pelo telefone (19) 99697-0380.

 

 

 

 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments