sábado, novembro 23, 2024
INICIALCidadeJunina saúdável

Junina saúdável

Não é uma missão das mais fáceis, mas é possível curtir a sua festa junina não só de forma a evitar a gula, como também encarando de forma saudável a deliciosa missão de degustar os pratos típicos desta época do ano tão saborosa. Por isso, o jornal O POPULAR traz nesta edição algumas dicas para vocês curtir alimentos habituais deste período junino e que são considerados saudáveis.

E que fique claro. Para isso é sempre importante uma boa dose de moderação. Se for para se empanturrar, aí não adianta muita coisa. Afinal, em excesso, até água faz mal… Então vamos lá e confira, na sequência, um pouco mais sobre esta mistura entre cardápio saudável e menu junino. Sanjê!

Canjica
Além de saborosa, uma canjica tradicional pode ser bastante nutritiva. Na receita há leite, rico em sais minerais, como cálcio, potássio, sódio e magnésio, em vitaminas A, D, B2, B12, triptofano e em ácido fólico, o que ajuda a prevenir doenças, o envelhecimento precoce e dá a sensação de bem-estar.

A canela e o cravo usados têm também um papel importante para o organismo, já que diminuem o índice glicêmico, ou seja, fazem com que o corpo demore mais tempo para transformar o açúcar em glicose – dificultando o processo de engorda. Mas todo esse efeito pode ser prejudicado com o uso de açúcar em excesso ou de leite condensado, que altera o sabor original e pode ser prejudicial à saúde.

Pipoca
Pesquisas recentes mostraram que essa guloseima não é, necessariamente, inimiga da saúde. Se for preparada sem gordura e nem sal em excesso, a pipoca é uma comida que possui altos níveis de antioxidantes, que atuam na prevenção de doenças cardiovasculares, neurológicas, envelhecimento precoce e até do câncer. Outra vantagem é que essa guloseima possui muitas fibras, o que contribui para a saciedade e o funcionamento do intestino, e ácido fólico, bom para tratar problemas cardiovasculares e anemias, além de magnésio e vitaminas B1 e B2.

Milho e derivados
Seja em forma de pamonha, curau ou cozido, o milho é um item típico bastante saudável. Rico em fibras, betacaroteno (que dá cor alaranjada e é uma fonte de vitamina A), zeaxantina e luteína, dois flavonoides que ajudam a prevenir cegueira noturna e degeneração de mácula ocular. Para consumir essas delícias, é recomendado apenas não exagerar na quantidade de sal e de manteiga, que é uma opção mais saudável do que margarina.

Amendoim
Essa leguminosa, consumida torrada, como pé-de-moleque ou paçoca, pode ser bastante saudável, se houver moderação. Isso porque o amendoim é rico em antioxidantes, muito importantes na prevenção de doenças, e tem ação proteica similar à do feijão. Ele também é uma boa fonte de fibras, vitaminas e minerais, que fazem bem ao organismo.

Quentão
Até mesmo essa bebida alcoólica pode fazer bem. Se não houver exagero na cachaça, os ingredientes que dão o sabor ao líquido são bem benéficos. Além da canela e do cravo, o quentão também leva gengibre, que é um forte aliado do organismo. Nas noites frias do mês de junho, ele ajuda a esquentar o corpo e ainda ajuda na digestão. Esse rizoma é também um bom antioxidante, rico em vitamina B6, cobre, magnésio e potássio. (Com informações do laboranalise)

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments