sábado, novembro 23, 2024
INICIALOpiniãoArtigosJunk Foods e sua saúde

Junk Foods e sua saúde

Junk Food, em sua tradução, seria o que chamamos de comida não saudável, “besteiras” ou “porcarias”. Ou seja, tudo aquilo que compramos pronto no supermercado, achando ser saudável e não é.

Os junk foods nada mais são do que alimentos ultraprocessados pelas indústrias para agradar o nosso paladar. Mas, estes alimentos, geralmente, possuem grandes concentrações de açúcares, sal, óleos, gorduras, corantes, conservantes, entre outros aditivos para aumentar a durabilidade do produto e melhorar o sabor.

Vejo muita gente por aí ingerindo bolachinhas, salgadinhos, sucos, produtos embalados e congelados, achando que está comendo um super alimento, enquanto estes não suprem em nada a necessidade nutricional do nosso corpo. Muitos deles possuem calorias vazias, ou seja, são alimentos de baixa calorias, mas também não há nutrientes que beneficiam a nossa saúde.

Para entender melhor essa relação, é preciso conhecer uma tabela nutricional. Quanto menor a tabela, mais saudável o alimento. Outra coisa importante é a questão da ordem dos ingredientes, o primeiro ingrediente é sempre o que tem maior quantidade no produto, portanto, olhe sempre o rótulo e escolha as opções com menos ingredientes.

Ainda temos o termo “comida de verdade”, esse termo quer dizer que temos que nos alimentar de comida de um ingrediente só! Ou seja, o alimento é único, sem adição de conservantes.

Carnes, legumes, verduras, frutas. Isso sim é comida de verdade. Mas também, moderadamente, podemos consumir alimentos que possuem até três ingredientes, que são os leites, queijos, iogurtes (alguns), entre outros, pois estes são minimamente processados.

Os alimentos ultraprocessados geralmente têm uma lista infinita de ingredientes, o que, com certeza, não fará bem para a sua saúde. Atualmente existem estudos nesta área para verificar a relação de doenças e obesidade no consumo indiscriminado desses alimentos. Por isso devemos priorizar a comida de verdade, como nossos pais, avós e bisavós.

Dando preferência para comida de verdade, valorizamos, assim, a agricultura e, principalmente, a nossa saúde. Pense nisso!

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments