Kokobongo e Mobilanza garantiram vaga na final da Série B do Campeonato Amador, no domingo, quando foram disputados os jogos de volta das semifinais. As finais serão nos domingos dos dias 27 de outubro e 3 de novembro, às 10h, com o primeiro jogo no Tucurão e o segundo na Santa Cruz. O Kokobongo tem a vantagem de dois empates devido à melhor campanha. Os dois times já garantiram acesso à Primeira Divisão de 2014. O semifinalista eliminado pelo time campeão também subirá.
Pela manhã, o Kokobongo empatou com o CDHU em 1 a 1, no Tucurão. No jogo de ida da semifinal, havia vencido por 1 a 0. Como tinha a vantagem de dois resultados iguais devido à melhor campanha, o CDHU precisava vencer por no mínimo um gol de diferença.
O CDHU desperdiçou uma série de oportunidades claras, que custaram a eliminação.
Apesar da vantagem do empate por ter vencido o jogo de ida, o Kokobongo começou partindo para cima. Também buscando o ataque, o CDHU levou grande perigo aos 12 minutos, quando Luizinho acertou a trave. Aos 30, o Kokobongo abriu o placar, com o meia Tcheco. Aos 47, Claudinho fez uma grande defesa em chute à queima roupa de Marcelão.
Na segunda etapa, o Kokobongo quase ampliou aos 4 minutos, com Gustavinho. O CDHU teve a chance de empatar aos 10 minutos, após Carlão sofrer pênalti, mas seu irmão Marcelão cobrou no travessão. O empate veio aos 39 minutos, com Carlão, que fez seu 12º gol no certame, seguindo como artilheiro do campeonato. O Kokobongo ainda levou perigo aos 45, com Cainã.
Mobilanza supera último invicto e chega à decisão
O Mobilanza conquistou a classificação ao vencer as Estrelas das Piteiras, que eram o único time invicto da competição, por 2 a 0, na tarde de domingo, na Santa Cruz.
O Mobilanza venceu com a diferença mínima necessária, pois havia perdido o jogo de ida por 1 a 0 e as Estrelas tinham a vantagem de dois resultados iguais devido à melhor campanha.
Na primeira metade do primeiro tempo, o goleiro Tamborim, do Mobilanza, praticou duas boas defesas em arremates de Fernandinho, aos 19 e aos 27. Aos 28, após bate-rebate na área, Preto chutou forte, a bola explodiu no travessão, quicou e ultrapassou a linha: 1 a 0 Mobilanza. Aos 34, o Mobilanza fez 2 a 0, em gol anotado para Jaime, mas comemorado por Queijinho.
Na segunda etapa, precisando do gol, as Estrelas tinham dificuldade de penetrar na defesa do adversário. Em lances de perigo, ainda esbarravam em tarde inspirada do goleiro Tamborim. O Mobilanza teve chance de fazer o terceiro aos 21, quando Preto acertou um belo voleio e Juninho defendeu.