O “boca a boca” ainda é a mídia mais confiável para a maioria dos consumidores. Pesquisa apresentada pela Nielsen indica que as opiniões postadas por pessoas online têm muito crédito na decisão de compra.
A pesquisa foi realizada na América Latina e apontou que a população confia 65% mais em recomendações de pessoas conhecidas do que em publicidade, em mensagens de texto, nas mensagens pelo telefone.
Sim, o famoso “boca a boca” sempre esteve à frente e ainda lidera o ranking de tipos de publicidade julgadas confiáveis, seguido por sites de marcas e eventos esportivos. Ainda que a publicidade digital, em geral, seja vista como menos confiável em comparação com outros tipos de mídia, as opiniões do consumidor postadas online são muito respeitadas.
Essa pesquisa foi realizada em setembro de 2021, com 40 mil respondentes de 48 mercados, e apontou o Brasil como o país da América Latina que mais confia em publicidade veiculada na TV, assim como a Argentina, com 57%, seguidos por Colômbia (54%) e México (52%). Dentre os anúncios que mais geram impacto, se destacam as temáticas de saúde (68%), situações da vida real (69%) e familiares (58%).
Em geral nos países, as mídias mais confiáveis foram: televisão com (46%), jornais e revistas (46%), rádio (45%), portais de pesquisa (38%), podcasts (30%), sites na internet (30%), e-mail (29%), outdoor (29%), cinema (28%) e mídia social (19%).
A pesquisa demonstra também que as pessoas confiam cada vez mais nas marcas com bom relacionamento do que nas mídias em geral. Quanto mais uma marca torna-se confiável maior é o seu crescimento com o passar do tempo. Apesar dos números apresentados, se comparados com os anos anteriores, a confiança nas mídias estão em queda, mesmo os canais tradicionais e as mídias sociais.
Na pesquisa percebe-se que existe um espaço entre os canais offline e online. A média do canal offline para confiança é de 20%, enquanto é de apenas 11% para canais online. A imagem é semelhante nos sete países medidos. A China foi o país onde a diferença foi menor, 5%, porque os consumidores têm, comparativamente, mais confiança nos canais online.
De acordo com os dados, os responsáveis precisam cada vez mais transformar suas empresas confiáveis nos meios online, produzindo anúncios de alta qualidade. O uso de imagens reais auxilia o consumidor a ter maior confiança na decisão de consumo. (Fonte: Grupo Kantar, Vianny Gutierrez Cruz e Marketingweek Annuall 2022)
Os números não mentem. Então, é preciso adaptar-se para fazer as empresas crescerem.
Boa semana!