Três dos quatro elementos apontados como autores de um assalto na manhã de quarta-feira, 11, no Jardim Áurea, acabaram detidos por policiais da Força Tática após cometerem um segundo assalto. A nova ação ocorreu em Itapira, no período da noite e os envolvidos, entre estes um menor de 16 anos, foram encontrados na Praça Chico Mendes, na Zona Leste.
O trio, identificado como Ederson Henrique Teodoro, 19 anos, Guilherme Ryan Pereira, 19, e o já citado menor, tinham os passos seguidos pela Delegacia de Investigações Gerias (DIG). Inclusive, os mandados de prisão e apreensão já haviam sido solicitados à Justiça, pelo envolvimento em assaltos. Dois são moradores do CDHU e um do Sehac. O menor já possui várias passagens pelos crimes de roubo e tráfico de drogas.
Os policiais militares da Força Tática, Assis, Goulart e Santiago, com o apoio dos companheiros de farda, Dias, Torriani e Montefusco, detiveram o trio na Zona Leste. Os pm’s relataram que estavam em patrulhamento quando receberam a informação de que uma mulher havia sido vítima de roubo na cidade de Itapira e que os criminosos, que estariam em um veículo Honda Civic, teriam roubado o carro da vítima, um Fiat Toro, cerca de R$ 300,00 e um aparelho celular.
Os assaltantes, então, empreenderam fuga pela Estrada Velha de Itapira, sentido a Mogi Mirim. No trajeto, porém, colidiram com a Fiat Toro, abandonando o veículo e entrando no Honda. O sinal de celular da vítima apontava que o aparelho estaria na Zona Leste.
Com esta informação os policiais passaram a realizar as buscas, encontrando três indivíduos na Praça Chico Mendes. Eles foram abordados e negaram qualquer envolvimento. Mas através de fotos, vítimas fizeram o reconhecimento. Ao perceber que havia sido descoberto, o menor de 16 anos, apontou para os policiais uma casa, na Rua Arthur Juliani, onde estaria o aparelho roubado da vítima.
Pela fresta do portão os pm’s visualizaram o Honda Civic, sem placas, e que foi tomado de roubo no período da manhã. No interior da moradia foram encontrados a bolsa da vítima, documentos e o celular. No porta-luvas do Civic, uma réplica de pistola foi encontrada. O trio, objetos e veículos foram levados ao plantão policial, em Mogi Guaçu, onde foram autuados em flagrante. O menor foi encaminhado à Fundação Casa e os maiores para o sistema carcerário.
Pela manhã
Um profissional de saúde foi vítima de assalto quando chegava para trabalhar. O crime ocorreu às 6h50, de quarta-feira, 11, na Rua Áurea, Zona Sul de Mogi Mirim. A vítima do crime, um homem de 48 anos, contou à Polícia Civil, onde registrou o crime, que é morador de outra cidade e que trabalha em Mogi Mirim.
Por volta das 6h50, parou seu veículo, um Honda Civic, à Rua Áurea e, neste momento, foi surpreendido por quatro elementos que ocupavam duas motos. De acordo com seus relatos, os criminosos estavam armados, sendo que chegou a ver pelo menos duas pistolas e que os assaltantes eram pardos, magros e, pelas vozes, aparentavam ser jovens e com idade aproximada de 20 anos.
Ao se ver ameaçada, a vítima acabou seguindo as ordens para que entregasse as chaves de seu veículo e o aparelho celular, um Samsung S21. Possivelmente dois dos criminosos, os garupas, entraram no veículo, empreendendo fuga, sendo acompanhados pelos comparsas nas motos. De acordo com informações extraoficiais, os bandidos seguiram até a Rua Baronesa de Cintra e circularam por esta na contramão de direção.
É provável também que os assaltantes estavam circulando pelo bairro em busca de possíveis vítimas, no momento em que estas deixariam a residência para trabalhar, ou, quando estivessem chegando do trabalho. A polícia enfatiza que é muito importante ficar sempre atento ao sair ou chegar em casa ou no trabalho e, em caso de suspeita, acionar a PM ou GCM.
Investigação
Na quinta-feira, 12, policiais da Delegacia de Investigações Gerais, a DIG, cumpriram mandados de buscas e prisões temporárias, visando dar continuidade as investigações que envolviam os elementos detidos na noite anterior, pela Força Tática da Polícia Militar. É que todos já vinham sendo investigados pela especializada pela pratica de roubo praticados em Mogi Mirim e Mogi Guaçu. Na ação policial foram apreendidos objetos de vítimas e material que possa levar a outros integrantes da quadrilha.