Perseguição com direito a várias viaturas, cães farejadores e helicóptero. Essa foi a tarde de quarta-feira no Parque das Laranjeiras, à Rua José Poletini. O local foi o fim da perseguição da Polícia Militar a uma quadrilha de ladrões que havia furtado a casa de um delegado aposentado em Itapira. Maciel Aparecido Balbino, de 21 anos, conhecido como NK, e Lucas Antônio Carpaneli, de 26 anos, vulgo Cigano, foram detidos em flagrante por formação de quadrilha e furto qualificado.
A ocorrência começou por volta de 11h30, no bairro Santa Maria, em Itapira, quando um vigia do bairro passava pelo local e notou que havia quatro rapazes em atitude suspeita em um Volkswagen/Gol branco em frente a uma casa. O vigia acionou a Polícia Militar da cidade, que ao chegar no local, não encontrou mais o veículo.
Os policiais então começaram a procurar pelo carro e seguiram em direção a Mogi Mirim, e no caminho pela Estrava Velha que liga os dois municípios, acabaram vendo o carro em fuga. Segundo informações, o Gol branco não estava em alta velocidade, mas quando os bandidos notaram que a polícia estava atrás deles, aceleraram e chegaram a apontar armas para as autoridades.
A perseguição continuou até o Parque das Laranjeiras, à Rua José Poletini, quando os criminosos bateram o veículo em um barranco e tentaram fugir para uma área verde na região. Com a PM logo atrás, dois foram detidos ainda tentando correr, mas outros dois comparsas acabaram se embrenhando na mata.
O helicóptero Águia da Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal com os cães farejadores foram acionados para auxiliar nas buscas, mas nenhum dos dois fugitivos, identificados inicialmente como Diego e Felipe, foram encontrados.
No carro dos criminosos estavam os itens retirados da casa do delegado, sendo uma garrucha, uma espingarda calibre 12, um revólver 38 e 143 munições do mesmo calibre, além de televisão, notebook, relógio e perfume.
Durante a perseguição, os bandidos teriam jogado às margens da estrada mais um revólver 38, e após a invasão na casa do delegado, eles deixaram uma arma de brinquedo no local, que foi recuperada pela PM e apreendida.
Lucas e Maciel foram presos em flagrante e transferidos para a Cadeia de Itapira.