sábado, novembro 23, 2024
INICIALCidadeLewis Hamilton: uma máquina de recordes

Lewis Hamilton: uma máquina de recordes

Desde o dia 25 de outubro de 2020, o mundo do automobilismo vive sob um novo domínio. Naquele domingo, Lewis Hamilton superou Michael Schumacher e se tornou o piloto mais vencedor da Fórmula 1. A marca de 92 vitórias foi alcançada após o piloto da Mercedes triunfar de forma impecável no Grande Prêmio de Portugal, em Portimão.

Ele já chegou a 93, com o triunfo em Ímola, no dia 1º de novembro. Porém, aquele foi o momento que mexeu com a segunda estatística mais importante da categoria, depois do número de títulos, claro. Uma marca que gera curiosidade. Quais são os maiores vencedores da história do campeonato?

A lista agora encabeçada pelo inglês conta com outros gigantes da F1. Schumacher, isoladamente o maior campeão de todos os tempos, com sete taças (ao menos até este ano, já que Hamilton tem seis e está perto do hepta), é o segundo colocado. Depois aparece outro alemão, o tetracampeão Sebastian Vettel, único, ao lado de Hamilton, que segue ativo na categoria.

Os lendários Alain Prost e Ayrton Senna também aparecem, assim como o bicampeão Fernando Alonso, Nigel Mansell, campeão em 1992 e Jackie Stewart, três vezes vencedor do Mundial de Pilotos. Fechamos o Top 8, mas tem muito mais. Na nona posição, por exemplo, aparecem, empatados, o britânico Jim Clark e o austríaco Niki Lauda, ambos com 25 vitórias.

O argentino Juan Manuel Fangio, principal nome dos primeiros anos da categoria, tem 24. O brasileiro Nelson Piquet vem na sequência, com 23, empatado com Nico Rosberg, alemão que foi o último campeão antes do atual domínio sequencial de Hamilton. O Top 15 ainda tem o inglês Damon Hill, com 22 triunfos e o finlandês Kimi Räikkönen, com 21.

Entre os brasileiros, o terceiro com mais vitórias é Emerson Fittipaldi, com 14, seguido por Felipe Massa e Rubens Barrichello, empatados com 11 cada. Outro brasileiro que já venceu na F1 é José Carlos Pace, que ganhou o GP do Brasil de 1975 e que empresta o nome ao Autódromo de Interlagos, o mais famoso circuito de automobilismo do país.

E tem mais curiosidades. Você sabia que Hamilton é o único piloto a vencer duas vezes nas dez primeiras corridas da carreira? Além disso, é o maior vencedor na marca dos 50 primeiros GP’s e o único a ter conquistado um título àquela altura! Por outro lado, o britânico da Mercedes chegou à 100ª corrida sendo o piloto que menos venceu entre os que estão no top 5.

E neste final de semana tem mais. No domingo, 15, ocorre o Grande Prêmio da Turquia. Depois, mais três provas para completar o calendário 2020: GP do Barein (29 de novembro), GP de Sakhir (6 de dezembro) e GP de Abu Dhabi (13 de dezembro).

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments