
As obras do novo reservatório de armazenamento de água tratada que será implantado nas dependências da ETA (Estação de Tratamento de Água), no Residencial do Bosque, tiveram início com a limpeza da área que abrigará o empreendimento.
O serviço será realizado pela empresa Crisciuma Companhia Comercial e Zigurate Construção, vencedora do processo de licitação, que terá o prazo de seis meses para execução.
Com capacidade para armazenar cinco milhões de litros, o reservatório vai custar R$ 4.206.925,62.
Os valores investidos, que serão custeados com recursos financiados junto à Caixa Econômica Federal, mais contrapartida, contemplam as diversas etapas do empreendimento, como canteiro de obras, serviços técnicos (como a topografia) e preliminares, movimentação de terra, fundação e estrutura, impermeabilização, pavimento e urbanismo, e fornecimento de equipamentos e materiais hidráulicos com as respectivas montagens.
No serviço de limpeza, a empresa retirou todo o gramado que cobria a área, bem como trechos pavimentados ao entorno. Assim que a atividade for concluída, deve ter início a terraplanagem do terreno.
No entanto, esta etapa não será completa neste momento, por causa do serviço de adequação da rede de alta tensão da ETA que o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) está providenciando.
Por essa razão, a terraplanagem deverá ser executada, inicialmente, em trecho da área onde não haverá incidência do serviço de modificação da rede elétrica. Concluído esse serviço, a empresa deve finalizar a escavação da terraplanagem para iniciar a fundação da estrutura.
O novo reservatório será constituído de concreto e terá pouco mais de sete metros de altura, acima da fundação, sendo cerca de quatro metros enterrado ao solo. Terá 36 metros de comprimento e 23 metros de largura.
Futuro
A construção do novo reservatório faz parte do projeto de ampliação do sistema de abastecimento de água dimensionado pelo Município para atender a população, em volume e qualidade, pelos próximos 30 anos.
O Saae conta, atualmente, com uma capacidade de reservação de quase 18 milhões de litros de água tratada.
Com o aumento do sistema de tratamento da ETA, que saltará dos atuais 360 litros por segundo para 520 litros por segundo de produção de água potável quando os novos módulos em construção entrarem em funcionamento, a capacidade de reservação deverá ser ampliada.
Assim, levando-se em conta a projeção de crescimento populacional do município, há a necessidade de se ampliar a reservação para 22 milhões de litros. Por isso que foi dimensionado um reservatório de cinco milhões de litros, que atenderá a demanda com folga.
O Saae mantém outras duas estruturas com essa mesma finalidade em funcionamento na ETA, cada uma com capacidade para armazenar três milhões de litros. (Da Redação)